SóProvas


ID
1067812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação às medidas de prevenção e combate a incêndios que devem ser observadas pelos profissionais que atuam na segurança física e patrimonial de uma organização, julgue os itens subsequentes.

Um incêndio é caracterizado como sendo da classe C quando há a queima de líquidos e gases inflamáveis, tais como gasolina ou óleos vegetais

Alternativas
Comentários
  • O Incêndio classe C está relacionado a equipamentos elétricos e energizados. Ex.: motores elétricos, computadores ligados, aparelhos eletrônicos ligados a rede elétrica, etc.

    Resumindo as categorias de incêndios:

    • Classe A - Materiais sólidos inflamáveis de combustão na superfície. Os combustíveis da classe “A” são identificados por um triângulo verde com a letra “A” no centro. Exemplos: Madeira, papel, plástico, etc. Método de extinção: resfriamento. Agente extintor: água ou água pressurizada.

    • Classe B - Líquidos inflamáveis. Os combustíveis da classe “B” são identificados por um quadrado vermelho com a letra “B” no centro. Exemplos: Gasolina, álcool, etc. Método de extinção: resfriamento. Agente extintor: Espuma ou água em neblina de alta velocidade.

    • Classe C - Equipamentos elétricos energizados. Os combustíveis da classe “C” são identificados por um círculo azul com a letra “C” no centro. Exemplos: Quadros elétricos, motores elétricos, computadores ligados, etc. Método de extinção: abafamento. Agente extintor: CO2 - Gás carbônico (preferencialmente) e pó químico.

    • Classe D - Metais combustíveis. Os combustíveis da classe “D” são identificados por uma estrela amarela de cinco pontas com a letra “D” no centro. Exemplos: Magnésio, titânio, etc. Método de extinção: abafamento ou isolamento. Agente extintor: pó químico especial. ATENÇÃO: Não usar água em nenhuma hipótese --> RISCO DE EXPLOSÃO.

    • Classe K - Fogo em cozinha doméstica, industrial ou com óleo de cozinha. Método de extinção: abafamento ou isolamento. Agente extintor: pó químico especial. ATENÇÃO: Não usar água --> RISCO DE EXPLOSÃO.

    Vale lembrar que em qualquer situação de fogo, a retirada de um dos elementos do tetraedro do fogo (Reação em cadeia, Combustível, Comburente e calor) é suficiente para que ele seja apagado. 

  • Pedro Braga, brilhante descrição, esse resumo é de extrema valia, abraço...

  • Observação q a classe D tbm serve para abafamento "areia".

  • classe "c" equipamentos elétricos, classe "b" liquidos e inflamáveise classe "a" aparas de papel e madeiras

  •  

    Questão para praticar o conhecimento:

     

    (FCC)  De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, os incêndios são classificados atualmente como:

     

     

    (A) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados, Classe D: óleo e gordura em cozinhas e Classe K: Metais combustíveis.

    (B) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados e Classe D: Metais combustíveis.

    (C) Classe A: Materiais sólidos inflamáveis, Classe B: Líquidos inflamáveis, Classe C: Equipamentos elétricos energizados, Classe D: Metais combustíveis e Classe K: óleo e gordura em cozinhas.

    (D) Classe A: Líquidos inflamáveis, Classe B: Equipamentos elétricos energizados, Classe C: Materiais sólidos inflamáveis e Classe D: Metais combustíveis.

    (E) Classe A: Líquidos inflamáveis, Classe B: Equipamentos elétricos energizados, Classe C: Materiais sólidos inflamáveis, Classe D: Metais combustíveis e Classe K: óleo e gordura em cozinhas.

     

                                                                                                                                                                  Espero ter contribuído.

     

  • CLASSE C: Materiais ligados a parte elétrica, ou seja, energizados eletricamente.

  • Para não esquecer: Classe C = Curto Circuito = Eletricidade

    Boa  sorte!

  • Existem 6 classes de incêndio:


    Classe A: Materiais Sólidos
    Classe B: Líquidos Inflamáveis
    Classe C: Materiais elétricos energizados
    Classe D: Metais pirofóricos (magnésio e alumínio em pó por exemplo)
    Classe E: Materiais radioativos
    Classe K: Óleos e gordura.


    Existem extintores para 5 classes, sendo:


    Classe A: Extintor de Água Pressurizada, extintor de Espuma Mecânica (ou química) e o Pó ABC;
    Classe B: Extintor de Pó Químico Seco (PQS), Espuma Mecânica, CO2 e Pó ABC;
    Classe C: Extintor de CO2, Halogenados (FM200 por exemplo), PQS e Pó ABC;
    Classe D: Extintor de PQS especial (o pó é mais puro) ou grafite;
    Classe K: Extintor de PQS.

    Particularidades dos Extintores:


    Água Pressurizada: Ideal para classe A pois resfria a superfície e a profundidade quebrando o calor. É condutora de eletricidade, portanto, proibida para classe C. Em alta pressão ela pode espalhar líquidos inflamáveis, logo, proibida para classe B. Nem é preciso falar sobre a classe D...

    Espuma: Além das propriedades da água, é ideal também para classe B, pois a espuma ocupa a superfície do líquido inflamável, impedindo o contato com o oxigênio.

    Pó Químico: Age por abafamento, impedindo o contato com o oxigênio. É corrosivo em materiais sensíveis (placas eletrônicas por exemplo).

    CO2: Age por abafamento, pois o dióxido de carbono ocupa o local do oxigênio. O gás é expelido em baixa temperatura, o que ajuda no resfriamento.

    Halogenados: Mesma ação do CO2, porém mais eficiente.

    PQS especiais: Possuem mais pureza do agente extintor, age por abafamento. . É corrosivo em materiais sensíveis (placas eletrônicas por exemplo).

    Grafite: Age por abafamento

    ABC: Age por abafamento, pó que pode ser utilizado nas 3 classes de incêndio (A, B e C).

     

    Embora tenha feito adaptações, a fonte foi o comentário do Solano Ulrich (colega aqui do QC em uma prova da FGV)

     

    HEY HO LET'S GO!