SóProvas


ID
1068115
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Mineração de dados é a investigação de relações e padrões globais que existem em grandes bancos de dados, mas que estão ocultos no grande volume de dados. Com base nas funções que executam, há diferentes técnicas para a mineração de dados, dentre as quais estão:

I. identificar afinidades existentes entre um conjunto de itens em um dado grupo de registros. Por exemplo: 75% dos envolvidos em processos judiciais ligados a ataques maliciosos a servidores de dados também estão envolvidos em processos ligados a roubo de dados sigilosos.

II. identificar sequências que ocorrem em determinados registros. Por exemplo: 32% de pessoas do sexo feminino após ajuizarem uma causa contra o INSS solicitando nova perícia médica ajuízam uma causa contra o INSS solicitando ressarcimento monetário.

III. as categorias são definidas antes da análise dos dados. Pode ser utilizada para identificar os atributos de um determinado grupo que fazem a discriminação entre 3 tipos diferentes, por exemplo, os tipos de processos judiciais podem ser categorizados como infrequentes, ocasionais e frequentes.

Os tipos de técnicas referenciados em I, II e III, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • Não precisa nem ver o resto, dá pra matar a questão pelo item II.

    "32% de pessoas do sexo feminino após ajuizarem uma causa contra o INSS solicitando nova perícia médica (também) ajuízam uma causa contra o INSS solicitando ressarcimento monetário."

    Se teve relação de tempo, ou seja, uma sequência, é sequencial.

  • Gabarito C.

    I - Associação

    II - Padrões sequenciais

    III - Classificação

  • Peguei o "gancho dos colegas" em outras questões SIMILARES e acertei pelo fator "TEMPO" exposto no item 2.

    Bons estudos.

  • I – O item descreve o fenômeno das coocorrências entre eventos. Dessa maneira, podemos perceber que trata-se da técnica de regras de associação.

    II – Os padrões sequenciais são semelhantes às regras de associação, mas focam na ocorrência sequencial dos padrões, enquanto que as regras de associação estão mais voltadas à análise da frequência das coocorrências.

    III – Ao contrário da clusterização, ou análise de conglomerados ou agrupamentos, na classificação as categorias são previamente definidas e os dados classificados entre elas. Esse processo ocorre através de um conjunto de dados de treinamento, que permite que o sistema classificador determine a que categoria pertence cada uma das observações restantes no conjunto.

    Logo, temos a seguinte ordem: Regras de associação, padrões sequenciais e classificação.

    Gabarito: C

  • Já matei pela III - .. quando categorias são pré-definidas antes da análise são Classificações = Aprendizado Supervisionado.