SóProvas


ID
1069180
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A classificação dos resíduos de saúde, atualmente em vigor no Brasil descritas nas resoluções RDC nº 30613 da ANVISA e na resolução nº 35815 do CONAMA é:

( I ) Grupo A Potencialmente infectantes.

Grupo B Químicos.
Grupo C Rejeitos radioativos.
Grupo D Resíduos comuns.
Grupo E Resíduos perfurocortantes.

( II ) Grupo A Potencialmente infectantes e perfurocortantes.

Grupo B Químicos e radioativos.
Grupo C Líquidos e sólidos infectantes.
Grupo D Recicláveis.
Grupo E Biológicos.

( III ) Grupo A Perfurocortantes.

Grupo B Biológicos e recicláveis.
Grupo C Químicos e radiativos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a RDC 306 de 2004 da Anvisa e a resolução 358 de 2015 do Conama o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Para a adequada destinação final dos resíduos é importante a identificação correta que permita o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos RSS. O Grupo A é identificado pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos. O Grupo B é identificado através do símbolo de risco associado e com discriminação de substância química e frases de risco. O Grupo C é representado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta) em rótulos de fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expressão “rejeito radioativo". O Grupo D são resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. O Grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de “resíduo perfurocortante", indicando o risco que apresenta o resíduo. Ou seja: Grupo A – Infectante; Grupo B – Químico; Grupo C – Rejeitos radioativos; Grupo D – Resíduos comuns; Grupo E – Perfurocortante. Logo, a única afirmativa que relaciona corretamente os grupos é a primeira (I). Resposta B Bibliografia http://portal.anvisa.gov.br/ www.mma.gov.br
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Grupo A Potencialmente infectantes. 


    Grupo B Químicos. 


    Grupo C Rejeitos radioativos. 


    Grupo D Resíduos comuns. 


    Grupo E Resíduos perfurocortantes. 

  • resíduo comum infectante? só se é por que foi gerado em estabelecimento de serviço de saúde. Alguém tem a norma que fala?