SóProvas


ID
107086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A atuação do profissional de enfermagem em saúde coletiva é de suma importância e deve estar fundamentada em princípios e práticas que priorizem a atenção à saúde e não à doença. Acerca
desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Embora seja de baixa incidência, o câncer de colo de útero, por ser uma doença grave e difícil de ser prevenida ou curada, recebe atenção do Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo Uterino, o qual preconiza que mulheres com idades entre 20 e 35 anos devem realizar o exame Papanicolaou.

Alternativas
Comentários
  • Não são mulheres apenas com idades entre 20 e 35 anos, mas, sim, aquelas que têm vida sexual ativa devem realizar o exame Papanicolaou.
  • ITEM ERRADO

    COMPLEMENTANDO...O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NÃO TEM BAIXA INCIDÊNCIA

    Entre os anos de 1955 e 1992 a incidência de câncer do colo uterino teve uma redução em 74% isto pode ser possível devido às mulheres estarem realizando o exame Papanicolau. Desde o ano de 1982 o número de mortes por câncer de colo de útero vem diminuindo uma média de 1,6% ao ano. Sendo ainda assim o terceiro tipo de causa de morte em mulheres no Brasil, com 3.300 óbitos estimados por ano. Entretanto, a incidência permanece alta, com o risco estimado de 19 novos casos a cada 100 mil mulheres. (E-CÂNCER, 2008).
  • Faixa etária: 25 a 59 anos

  • Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?

    Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/237_papanicolau.html