SóProvas


ID
107104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A atuação do profissional de enfermagem em saúde coletiva é de suma importância e deve estar fundamentada em princípios e práticas que priorizem a atenção à saúde e não à doença. Acerca
desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) preconiza, para prevenir as formas graves de tuberculose, a vacinação com a BCG-ID em recém-nascidos, crianças no primeiro mês de vida e gestantes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Há 2 formas eficazes para prevenir o desenvolvimento da tuberculose. A primeira é tomar a vacina BCG, aplicada quando o organismo não apresenta defesas naturais (constatado pelo teste de reação à tuberculina). A vacina BCG é especialmente eficaz para prevenir as formas mais graves de tuberculose em crianças. Se houver doentes na família e os familiares apresentam reações fortes à tuberculina, são administrados medicamentos preventivos. O erro da questão é que a BCG e contra indicadas durante a gestação, pelo risco de acometimento fetal, como contra sarampo, contra rubéola e antimeningocócica BC por exemplo.

  • ATENÇÃO!!!

    O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda atualmente a vacinação universal das crianças contra tuberculose. É importante que seja dada logo ao recém-nascido. Se isso não for possível, deve ser ministrada após o primeiro mês de vida. Ela pode ser tomada por crianças com sorologia positiva de HIV que não apresentam sintomas, ou filhos de mulheres soropositivas assintomáticas. 

    Nas áreas de alta prevalência, deve-se também vacinar as crianças de seis a sete anos de idade, por ocasião da entrada na escola, caso não tenham registro de esquema vacinal completo contra a tuberculose. De modo semelhante, pode ser aplicada simultaneamente com a hepatite B. 

    "Fé em Deus, esforço nos estudos... e vamos a vitória..."

  • Considerando-se a norma estabelecida pela Coordenação Nacional de Dermatologia Sanitária, deve-se vacinar os comunicantes de casos de hanseníase com duas doses de BCG, administradas com intervalo mínimo de seis meses, devendo-se considerar a presença de cicatriz vacinal como primeira dose, independentemente do tempo transcorrido desde a aplicação que provocou seu aparecimento. Nas gestantes, recomenda-se transferir a aplicação do BCG para depois de terminada a gravidez.

  • A sigla “BCG” vem de “bacilo de Calmette & Guérin”, que são os sobrenomes dos criadores. Os cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin criaram a vacina em 1921 .

    vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.

    Vacinas que a grávida não deve tomar:>

    As mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).