SóProvas


ID
107122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o plantão noturno de um profissional de enfermagem, deram entrada na sala de emergência três pacientes vítimas de queimaduras. A primeira, um homem de 43 anos,
encontrava-se consciente e orientado. Informou ao enfermeiro ter ajudado as pessoas a saírem da casa onde estavam, alguns minutos após o início de um incêndio, que se deu por uso
indevido de um fogão a lenha localizado no único cômodo da casa. Esse homem apresentava queimaduras nas mãos e nas pernas, caracterizadas por eritema intenso, bolhas, edema e dor.
A segunda vítima, uma mulher de 37 anos, chegou inconsciente. Seus sinais vitais indicavam apnéia, bradicardia, hipotensão e hipotermia. Apresentava, também, várias áreas queimadas,
inclusive o tórax e a cabeça. Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele. A terceira vítima, uma criança de 2 anos, encontrava-se consciente, chorosa, com sinais de queimaduras em um dos braços e em uma das mãos, cujas características eram de hiperemia e edema. Seus sinais vitais revelaram função cardíaca normal e ausência de dificuldade respiratória.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

A paciente de 37 anos teve queimaduras classificadas como de primeiro e terceiro graus.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Galera só para esclarecer mais essa questão ai vai os tipos de queimaduras

    A. Queimadura superficial (Primeiro grau)

    Nesta queimadura, o traumatismo e a lesão celulares ocorrem apenas na parte externa da epiderme. Devido à natureza avascular da epiderme externa, não ocorrerá sangramento. Haverá uma reação eritematosa, devido à irritação da derme subjacente, mas não há lesão ao tecido dérmico.

    B. Queimaduras superficiais de espessura parcial (Segundo grau)

    Numa queimadura superficial de espessura parcial, a lesão ocorre através da epiderme e até as camadas superiores da derme. A camada epidérmica é completamente destruída, mas a camada dérmica sofre apenas lesão leve a moderada. Devido à dilatação vascular ocorrente para ajudar na dissipação do calor pela exposição térmica, formar-se-ão bolhas, e haverá edema na área localizada da queimadura.

    C. Queimadura de espessura integral (Terceiro grau)

    No caso da queimadura de espessura integral, todas as camadas epidérmicas e dérmicas estão completamente destruídas. Ademais, a camada adiposa subcutânea sofrerá alguma lesão. Todo o epitélio de revestimento no local da queimadura será destruído e descartado. Devido à profundidade da queimadura, não haverá região viável para a regeneração de tecido dérmico e epidérmico na área da queimadura de espessura integral. A extensão da lesão leva à necrose de coagulação das células, destruição dos vasos sangüíneos, edema maciço, e infiltração celular na ferida. As escaras terão ao toque, um aspecto ressecado e coriáceo. A ferida será rígida e inelástica.
     

  • primeiro e terceiro : Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele. 

  • Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele.

    Eritema - 1ª grau

    Esbranquiçadas - 3ª grau