SóProvas


ID
107125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o plantão noturno de um profissional de enfermagem, deram entrada na sala de emergência três pacientes vítimas de queimaduras. A primeira, um homem de 43 anos,
encontrava-se consciente e orientado. Informou ao enfermeiro ter ajudado as pessoas a saírem da casa onde estavam, alguns minutos após o início de um incêndio, que se deu por uso
indevido de um fogão a lenha localizado no único cômodo da casa. Esse homem apresentava queimaduras nas mãos e nas pernas, caracterizadas por eritema intenso, bolhas, edema e dor.
A segunda vítima, uma mulher de 37 anos, chegou inconsciente. Seus sinais vitais indicavam apnéia, bradicardia, hipotensão e hipotermia. Apresentava, também, várias áreas queimadas,
inclusive o tórax e a cabeça. Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele. A terceira vítima, uma criança de 2 anos, encontrava-se consciente, chorosa, com sinais de queimaduras em um dos braços e em uma das mãos, cujas características eram de hiperemia e edema. Seus sinais vitais revelaram função cardíaca normal e ausência de dificuldade respiratória.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

Para o tratamento das feridas de um paciente queimado, deve ser utilizado o curativo oclusivo. No curativo da mão da criança acidentada, na situação descrita, deve-se ter cuidado para manter os dedos unidos e envoltos por ataduras a fim de se garantir um perfeito processo de cicatrização.

Alternativas
Comentários
  • O curativo oclusivo é o mais utilizado em caso de queimaduras, ele deve ser suficientemente grosso para não passar as secreções da ferida, manter o paciente aquecido e permitir que a umidade que favoreça o crescimento das células epiteliais, evitando a penetração de germes e dos raios ultravioletas. Está indicado em todas as áreas do corpo, exceto o rosto e genitais porque as secreções normais destas regiões vão exigir trocas frequentes, sendo mais eficaz para estas áreas o curativo úmido.

    A queimadura de primeiro grau (espessura superficial) afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias.

    A queimadura de primeiro grau, após lavar o local, colocar compressas frias para diminuir a dor e o edema, pode aplicar pomadas ou cremes de corticóides leves 3 vezes ao dia por 3 a 5 dias. Quando realizado o curativo, como no caso da mão da criança, tomar cuidado com o edema, para não garrotear o membro r não se deve seixar os dedos unidos, mas sim separados por gazes.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

  • O curativo oclusivo prejudicaria a cicatrização da queimadura, além de aumentar a possibilidade de infecção.

    Durante o APH, as ataduras nas mãos de uma vítima de queimadura devem separar os dedos a fim de evitar que grudem pela coagulação.

     

    Gab: Errado