SóProvas


ID
1071844
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do registro contábil de transações realizadas em moeda estrangeira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Achei confusa.. não deve ser convertida em moeda nacional aplicando-se a taxa de câmbio da data do balanço?

  • No dia do registro a transação deve ser contabilizada na moeda de origem, mas deve ser explicitada em valor corrente nacional, utilizando-se da taxa de câmbio vigente na data da operação. Assim, quando for o momento do balanço patrimonial, o valor será atualizado monetariamente com o valor da taxa de câmbio do dia do balanço.

  •     Art. 184. No balanço, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

      II - as obrigações em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de câmbio em vigor na data do balanço;

  • Em qual CPC que tem isso???

  • CPC 02- Mudanças na Taxa de Câmbio das DC

  • CPC 02

    Reconhecimento inicial

    Uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momento inicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira.

  • Para quem ficou com dúvida o item se refere a contabilização inicial.

    Apresentação ao término de períodos de reporte subsequentes

     Ao término da cada período de reporte:

    (a) os itens monetários em moeda estrangeira devem ser convertidos, usando-se a taxa de câmbio de fechamento;

    (b) os itens não monetários que são mensurados pelo custo histórico em moeda estrangeira devem ser convertidos, usando-se a taxa de câmbio vigente na data da transação; e

    (c) os itens não monetários que são mensurados pelo valor justo em moeda estrangeira devem ser convertidos, usando-se as taxas de câmbio vigentes nas datas em que o valor justo tiver sido mensurado. 

  • O CPC 02, como nosso amigo Leonardo Rocha já colocou, diz para registrar a operação na moeda funcional (convertendo a moeda de origem à taxa de câmbio vigente à data da operação); não na de origem. Achei bastante confusa esta questão por este motivo.

  • Segundo o CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis, uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momento inicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira.

  • A respeito do registro contábil de transações realizadas em moeda estrangeira, é correto afirmar:

    Explicando a letra C) registra-se a operação na moeda de origem (Isto é, a operação inicial é registrada com os efeitos do dólar, por exemplo, justamente por tal motivo é que se aplica a conversão), e, além disso, ela deve ser convertida em moeda nacional aplicando-se a taxa de câmbio oficial e vigente na data da transação. (Vide CPC 02):

    21.Uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momentoinicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira

  • #Respondi errado!!!