Letra A: Correta.
Letra B: Errada.
Letra C: Errada. Os desmoldantes são agentes que, aplicados na superfície de moldes, evitam que a peça moldada tenha aderência. Seu funcionamento pode ser como desmoldante de sacrifício, onde a película do produto forma um filme que sai junto com a peça retirada ou como desmoldante fixo ou semi-fixo, onde a superfície é tratada para ter uma baixa tensão e baixa porosidade, evitando assim que haja "agarre" da peça no molde (fonte: http://www.silaex.com.br/desmoldantes.htm). Ou seja, o desmoldante DEVE alterar a superfície do elemento de concreto.
Letra D. Errada. A estrutura do molde é formada por gravatas, sarrafos acoplados aos painéis e travessões. O sistema de cimbramento é constituído por guias, pontaletes e pés-direitos.
Letra E. Errada. O acabamento plastificado em fôrmas pode ser reutilizado de 10 a 40 vezes.
Gabarito: Letra A
Alternativa B: ERRADA: Por questão de racionalização do sistema de fôrmas pode-se empregar travessas de maior inércia (como por exemplo uma tábua de cutelo ou duas meias tábuas associadas) ou treliças (madeira, metálica telescópica) para redução ou eliminação da necessidade de LONGARINAS;
Alternativa C: ERRADA: está errada nao pelo desmoldante mas sim pelo início da frase pois:
A fôrma NÃO deve influenciar nas características do concreto: os seja, não deve apresentar absorção d'água que comprometa a necessidade de água para a hidratação do cimento do concreto e além disto, o desmoldante, quando utilizado, não dever afetar a superfície do elemento de concreto que está sendo produzido;
Alternativa D: ERRADA:
Escoramento (cimbramento) é‚ o que dá apoio á estrutura da fôrma. É o elemento destinado a transmitir os esforços da estrutura do molde para algum ponto de suporte no solo ou na própria estrutura de concreto [Fajersztajn, 1987]. constituído genericamente por guias, pontaletes e pés-direitos.
Estrutura do Molde - ‚ o que dá sustentação e travamento ao molde e, segundo Fajersztajn [1987], ‚ destinada a enrijecer o molde, garantindo que ele não se deforme quando submetido aos esforços originados pelas atividades de armação e concretagem, podendo ter diferentes configurações em função do sistema de fôrmas e da peça considerada. é constituído comumente por gravatas, sarrafos acoplados aos painéis e travessões.
Alternativa E: ERRADA:
ACABAMENTO RESINADO, cuja proteção ‚ dada apenas por uma camada de resina permeável, o que limita sua reutilização em duas ou três vezes, no máximo; e os de ACABAMENTO PLASTIFICADO, cuja resina aplicada em sua superfície possibilita maior número de reutilizações dos painéis, que pode variar de 10 a 40 vezes em função da espessura da película da resina aplicada.