SóProvas


ID
1072900
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X” utiliza- se de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado

Alternativas
Comentários
  • Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de seabster de alguma atividade ou função.

  • O Absenteísmo refere-se a atrasos, faltas e saídas antecipadas no trabalho, de maneira justificada ou não justificada.

    O índice de absenteísmo é importante porque ele funciona como termômetro de ausências no trabalho, que também quer dizer redução na carga-horária de trabalho.

    Fonte:  http://rhempratica.blogspot.com.br/2009/10/como-calcular-o-absenteismo.html

  • http://www.significados.com.br/turnover/

    Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

    Na área de RH, o cálculo de turnover tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores. Um alto percentual de turnover, dependendo do tipo de atividade da empresa,  é um indicador de que algo está errado, sendo necessária avaliação das causas de incapacidade de retenção do pessoal. As empresas de call center são bastante conhecidas por terem uma alta percentagem de turnover, ou seja, rotatividade de funcionários na empresa.


  • qual o assunto dessa questão?

  • Gestão de pessoas, Marcus.

  • GABARITO: letra D

    Fundamentação:

     - Absenteísmo ou ausentismo: "expressão utilizada para designar a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas, atrasos ou a algum motivo interveniente".


    (Gestão de pessoas para concursos / Andreia Lins Ribas, Cassiano Ramalho Salim. 2. ed. rev. e atual. - Brasília: Alumnus, 2014; p. 65)

     


  • Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

    Na área de RH, o cálculo de turnover tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores. Um alto percentual de turnover, dependendo do tipo de atividade da empresa,  é um indicador de que algo está errado, sendo necessária avaliação das causas de incapacidade de retenção do pessoal. As empresas de call center são bastante conhecidas por terem uma alta percentagem de turnover, ou seja, rotatividade de funcionários na empresa.

  • GABARITO:D

     

    Absenteísmo nas empresas


    O absenteísmo nas empresas designa a tendência dos membros de empresas para se defenderem contra certas deficiências nas relações laborais faltando ao trabalho (faltar por doença, por exemplo). O absenteísmo aumenta os custos para a empresa, e dificulta a concretização dos seus objetivos, afetando a sua eficácia e eficiência.


    O absenteísmo pode ser causado por doenças, por motivos familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras e de transporte, falta de motivação, atitudes impróprias da entidade patronal, etc.

     

    O absenteísmo revela aos responsáveis pela empresa que o clima que nela existe é desfavorável, ou seja, que certos indivíduos perturbam a camaradagem de grupo, que os membros da empresa têm necessidade de um tratamento mais humano ou que uma errada distribuição dos diversos processos do trabalho leva a uma excessiva carga laboral em algumas ocasiões, etc.


    Em muitas ocasiões, o absenteísmo apresenta causas sociais ou psíquicas, e não materiais. Por esse motivo, uma das melhores maneiras de combater o absenteísmo é fomentar as relações humanas dentro da empresa.

  • Só um bisu, já que a questão não fala sobre indicador de frequencia.

    Absenteísmo ≠ Frequência
    No meu ponto de vista o Indicador de Frequência cabe mais a essa questão que o próprio Absenteísmo.

    Indicador de frequência: esse indicador auxilia no controle de pontualidade dos colaboradores, diferente do absenteísmo que calcula as ausências, apesar de sua fórmula ser idêntica, iremos demonstrar a taxa de atrasos ou saídas antecipadas. Em muitas organizações está sendo adotado o ponto eletrônico para medir esse valor.

    Indicador de absenteísmo: mede os motivos de ausência como doença, fatores pessoais, dentre outros. A ausência de um funcionário pode impactar diretamente a eficiência de um trabalho, projeto, processo, etc. e gerar custos e falhas no atendimento dos clientes.

     

    Fonte : Gestão de Pessoas - Prof. Bruno Eduardo

  • A questão exige o conhecimento de um indicador específico, qual seja o absenteísmo. Vejamos o conceito desse indicador:

    -O absenteísmo ou absentismo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente. É usado também para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho

    Outro indicador que consta dentre as alternativas é o turnover (rotatividade de pessoal), vejamos o conceito desse indicador:

    -Turnover/rotatividade de pessoal, por outro lado, é um indicador relacionado com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los, ou seja, a rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização

    Gabarito: D