SóProvas


ID
1073995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral

Em relação aos fundamentos da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Fayol fundamentava sua experimentação na racionalização do trabalho a partir da simplificação das tarefas, sem se preocupar com a qualidade do produto final e com o aumento da produção.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Fayol fundamentava sua experimentação na racionalização do trabalho a partir da simplificação das tarefas, sem se preocupar com a qualidade do produto final e com o aumento da produção. (ERRADA)

    TAYLOR - ÊNFASE NA TAREFAS

    FAYOL - ÊNFASE NA ESTRUTURA


  • O fato de dizer que não há preocupação com o aumento da produção também não está errado? 


  • "Para Taylor o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário colocando–o sob comando da gerência; a seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentação e hierarquização do trabalho. Investiu nos estudos de tempos e movimentos para melhorar a eficiência do trabalhador e propôs que as atividades complexas fossem divididas em partes mais simples facilitando a racionalização e padronização. Propõe incentivos salariais e prêmios pressupondo que as pessoas são motivadas exclusivamente por interesses salariais e materiais de onde surge o termo “homo economicus”

    Já para Fayol, a preocupação maior é para com a direção da empresa dando ênfase às funções e operações no interior da mesma. Estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do administrador: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar.

    Traçando-se um paralelo entre a Administração Científica e a Administração Clássica, conclui-se que enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização. A ênfase dada pelo primeiro era sobre a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas enquanto o segundo enfatizava a estrutura formal de empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões." http://pt.wikiversity.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Administra%C3%A7%C3%A3o_III

    Desta forma, Fayol tinha como foco as tarefas internas da organização, o que não significa que não se preocupava com a qualidade do produto final ou com o aumento da produtividade como afirma a questão, mas sua ênfase era direcionada à estrutura formal da organização. 

     

  • Acho que o comentário de Glícia Keline foi de perfeito entendimento pra mim. Obg!

  • Pra não errar mais...

    Taylor produção para a ciência, ou seja, na administração científica visa a produção na organização. 

    Fayol classifica as tarefas da organização, ou seja, na administração clássica a ênfase é nas tarefas.

    Avante, coragem, marchemos...!  

  • Cleofas, acho que você inverteu sua explicação.

    Taylor era quem dava ênfase as tarefas ( nível operacional)

    Fayol dava enfase na estrutura, é o processo administrativo

  • Todo o produto objeto dos experimentos, implementos e diretrizes da Teoria Clássica de Fayol era a produtividade.

  • A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Princípios Básicos Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

    1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
    2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
    3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
    4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
    5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

    6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
    7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
    8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
    9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

    10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
    11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
    12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

    13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
    14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol/13239/

  • TAYLOR --> PARTE DAS TAREFAS - DAS PARTES.

    FAYOL --> PARA DA ESTRUTURA - DO TODO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Fayol fundamentava sua experimentação na racionalização do trabalho a partir da simplificação das tarefas, sem se preocupar com a qualidade do produto final e com o aumento da produção. ERRADA

    Quem se preocupava com a racionalização do trabalho e a simplificação das tarefas era Taylor.

    ___________

    Administração científica - Taylor:

    Organização Racional do Trabalho-ORT: eficiência por meio da racionalização do trabalho.

    Divisão do trabalho em pequenas tarefas (simplificação) e especialização do operário.

    Administração clássica - Fayol: 

    DIVISÃO DO TRABALHO: especialização das tarefas e das pessoas.

  • Ênfase nas tarefas é uma preocupação do Taylor (Administração Científica). Além disso, os dois preocupam-se com a manutenção de padrões de qualidade e eficiência.

    Gabarito: ERRADO