SóProvas


ID
1074766
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A operação onde o recebimento e a distribuição de produtos são feitos sem a passagem das etapas de armazenagem e retirada é denominada como armazenagem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    Aqui estamos falando de distribuição e armazenagem de mercadorias/ produtos. 

    "A grande diferença entre o modelo tradicional e o cross docking é que no modelo tradicional as mercadorias chegavam e eram armazenadas até solicitadas pelos clientes, a produção era realizada para stock e empurrada para o cliente, no cross docking as mercadorias chegam (just in time) na medida em que o cliente já as solicitou ou esta em vias de as solicitar, pelo que são imediatamente processadas e enviadas, eliminando assim a necessidade de armazenagem." wikipedia

    Veja que este modelo se molda perfeitamente ao just in time, posso até ver a CESPE fazendo esse tipo de link e a gente tomar....

     Errei essa bonito, Bons Estudos!

  • Crossdocking é um termo de origem anglófona que designa um processo utilizado na distribuição de produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade, em que estes não são estocados, apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.

    Estantes flow-rack

    Esta estrutura é utilizada para o armazeamento de cargas leves (caixas). Neste sistema o produto é colocado num plano inclinado com trilhos e este desliza até à outra extremidade do trilho

    Cantilever

    O Sistema de Armazenagem do tipo Cantilever é o ideal para o armazenamento não paletizados de materiais de grande comprimento, sendo estes, geralmente, em formato tubular e/ou em barra. Permite fácil acesso para colocação e retirada dos materiais estocados, sendo, ainda, uma estrutura completamente desmontável.

    Estante para paletes drive-in ou drive-throught

    Consiste num bloco de estruturas contínuas com corredores, é utilizado quando a carga pode ser paletizada, é pouco variada e não necessita de alta selectividade ou velocidade.

    Estante para palete push-back

    semelhantes ao drive-in utilizado para cargas paletizadas. As paletes são colocadas em trilhos que possuem uma leve inclinação, e a primeira palete colocada é empurrada para trás pela segunda, e assim sucessivamente.

    Fonte: Wikipédia

     

  • Andre, 


    Nós não vamos cair, você já pensou como Examinador Cespiano.

  • A) Flow Rack 

    Sistema indicado para pequenos volumes e grande rotatividade onde se faz necessário o picking, facilitando a separação de materiais. Sua configuração permite naturalmente o principio F.I.F.O. A posição inclinada dos trilhos de roldanas facilita o deslizar das caixas, sua reposição e o apanhe dos materiais.


    B) Cantilever

    Sistema que facilita a estocagem de peças compridas ou volumosas e irregulares. Caracteriza-se por não possuir colunas nas extremidades dos conjuntos, tendo apenas uma coluna central onde são fixados os braços que servirão de apoio às peças ou aos planos.

    O cantilever é um tipo de construção apoiado em um só ponto. Uma tradução deste termo, ainda que inexata, seria apoiado pelo canto. Em português é braço de suporte, trave encastrada ou balanço, segundo o caso. Pontes, asas de avião e varandas em edifícios são exemplos deste tipo de construção, assim como a prancha das histórias de piratas e antenas de transmissão tipo torre (seguras apenas na base).

    C) Drive-in e drive-through

    É um sistema constituído por um bloco contínuo de estruturas, não separadas por corredores intermediários. As empilhadeiras movimentam-se dentro da própria, ao longo de ruas não há vigas bloqueando o acesso da máquina para depositar ou retirar as cargas. Os pallets são apoiados sobre os braços em balanço, fixados nos montantes.


    E) Push back.

    A utilização de estruturas para estocagem de pallets tipo push back permite a colocação da carga paletizada sobre uma base móvel de um lado só o primeiro pallet colocado é empurrado pelo pallet subsequente para o interior da estrutura, que pode ter até 5 pallets na profundidade. 



  • Não sei nem de onde saiu esse termo, eu fiz essa prova e errei a questão. Achei esse conceito:

    A modalidade de Cross-Docking pode ser considerada como um método que movimenta as mercadorias de um fornecedor através de um centro de distribuição ou não. A carga nãochega a ser armazenada por um período longo, permitindo a companhia acelerar o fluxo dos produtos (GEOCITIES, 2009)


  • Crossdocking ou cross-docking é um processo de distribuição em que a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia. Tudo isto faz diminuir o tempo e o throughput time tem têndencia a ser diminuído.

    resposta. D