SóProvas


ID
107518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vida humana depende da troca sistemática de gases, realizada pelo sistema respiratório. A respiração é composta de dois movimentos - a inspiração e a expiração - que correspondem
à expansão e ao relaxamento da musculatura pulmonar e da parede torácica. Verifica-se um padrão regular e ininterrupto do ato de respirar, que pode variar entre 12 e 20 respirações por minuto, quando se trata de um adulto. Esse ato, essencial para a vida, é responsável pela absorção de oxigênio pelas células e pela eliminação do gás carbônico pelos pulmões. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Na oxigenoterapia, é cuidado adequado de enfermagem ter à disposição materiais para se realizar ventilação mecânica, que pode ocorrer por exaustão respiratória e(ou) por alterações metabólicas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    É responsabilidade da enfermagem ter em cada unidade de assistência um carro de emgência lacrado, contendo todas as medicações de emergência e materiais para uma possível entubação de urgência, onde esse mesmo deve ser conferido e reposto sempre que utilizado para alguma eventualidade.

  • A oxigênio terapia consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia.

    A exaustão respiratória e hipóxia se caracterizam por: respiração ruidosa, dificuldade ou impossibilidade de respirar estando deitado, saturação menor que 90% com FiO2 maior que 0,4, taquipneia e ou taquicardia, batimentos de asa de nariz (raro no adulto), tiragem supraclavicular e intercostal (manifestação visual da insuficiência respiratória), ou seja, usa a musculatura acessória para respirar, cansaço e/ou agitação, sinais de desorientação, que antes não apresentava e cianose (sinal tardio de hipóxia).

    Os sinais que normalmente levam a ventilação mecânica são: perda dos reflexos protetores das vias aéreas como tossir e expectorar; sinais objetivos de fadiga e exaustão muscular que podem evoluir para PCR; acidose respiratória grave, com pH <7,25 e PaCO2 muito elevada, causando arritmias cardíacas, instabilidade hemodinâmica e edema cerebral.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO