SóProvas


ID
107524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vida humana depende da troca sistemática de gases, realizada pelo sistema respiratório. A respiração é composta de dois movimentos - a inspiração e a expiração - que correspondem
à expansão e ao relaxamento da musculatura pulmonar e da parede torácica. Verifica-se um padrão regular e ininterrupto do ato de respirar, que pode variar entre 12 e 20 respirações por minuto, quando se trata de um adulto. Esse ato, essencial para a vida, é responsável pela absorção de oxigênio pelas células e pela eliminação do gás carbônico pelos pulmões. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Entre os cuidados de enfermagem relacionados à oxigenoterapia, incluem-se o de esclarecer ao paciente a importância da realização de exercícios respiratórios e sua finalidade bem como o de ensinar técnicas modernas, como, por exemplo, a de respiração diafragmática.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Cuidados com o O2 e com sua Administração
    - Não administra-lo sem o redutor de pressão e o fluxômetro;
    - Colocar umidificador com água destilada ou esterilizada até o nível indicado;
    - Colocar aviso de "Não Fumar" na porta do quarto do paciente;
    - Controlar a quantidade de litros por minutos;
    - Observar se a máscara ou cateter estão bem adaptados e em bom funcionamento;
    - Dar apoio psicológico ao paciente;
    - Trocar diariamente a cânula, os umidificadores, o tubo e outros equipamentos expostos à umidade;
    - Avaliar o funcionamento do aparelho constantemente observando o volume de água do umidificador e a quantidade de litros por minuto;
    - Explicar as condutas e as necessidades da oxigenoterapia ao paciente e acompanhantes e pedir para não fumar;
    - Observar e palpar o epigástrio para constatar o aparecimento de distensão;
    - Fazer revezamento das narinas a cada 8 horas (cateter);
    - Avaliar com freqüência as condições do paciente, sinais de hipóxia e anotar e dar assistência adequada;
    - Manter vias aéreas desobstruídas;
    - Manter os torpedos de O2 na vertical, longe de aparelhos elétricos e de fontes de calor;
    - Controlar sinais vitais.

  • Está errado porque a respiração diafragmática não se trata de técnica moderna e sim a forma mais eficaz de realizar os movimentos respiratórios já que promove uma maior expansibilidade torácica.
  • A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia. Em pessoas sadias, na posição de pé ou sentada, predomina a respiração torácica ou costal, caracterizada pela movimentação, predominantemente da caixa torácica. Na posição deitada, a respiração é predominantemente diafragmática, prevalecendo à movimentação da metade inferior do tórax e do andar superior do abdome. A exaustão respiratória e hipóxia se caracterizam por: respiração ruidosa, dificuldade ou impossibilidade de respirar estando deitado, saturação menor que 90% com FiO2 maior que 0,4, taquipneia e ou taquicardia, batimentos de asa de nariz, tiragem supraclavicular e intercostal, ou seja, usa a musculatura acessória para respirar, cansaço e/ou agitação, sinais de desorientação, e cianose. A respiração diafragmática não é um cuidado de enfermagem na oxigenoterapia, os cuidados de enfermagem são principalmente com relação à orientação do paciente, tipo de material utilizado, a quantidade de oxigênio a ser administrada, a sua umidificação e controle dos sinais vitais.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.