SóProvas


ID
1075651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O trabalhismo adquiriu importância real entre os anos 1940 e 1960, pois suas proposições programáticas encontraram ressonância não só no Partido Trabalhista Brasileiro, como também em diferentes entidades do movimento social organizado. Mas o que contribuiu para torná-lo mais forte e difundido foi sua decidida penetração junto a segmentos da sociedade civil, que, especialmente na década de 50 e princípios da de 60 do século passado, se empenharam para que o Estado brasileiro adotasse um amplo programa de reformas sociais e econômicas.

Considerando o texto acima e a experiência democrática vivida pelo Brasil entre a queda do Estado Novo e o golpe de 1964, julgue os itens que se seguem.

As reformas de base defendidas das pelo governo João Goulart, a exemplo da reforma agrária, foram decisivas para desestabilizá-lo, levando ao golpe de Estado que o derrubou em 1964.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Jango acreditava que somente através das reformas de base (agrária, tributária, educação, administrativa) o Brasil voltaria crescer. Em um comício na Central do Brasil para mais de 300 mil pessoas anunciou as reformas, a oposição o acusou de comunista. Daí a classe média apoiou a oposição e saíram as ruas para a Marcha da família com Deus contra Jango.

  • CERTO

    Sob essa ampla denominação de "reformas de base" estava reunido um conjunto de iniciativas: as reformas bancária, fiscal, urbana, administrativa, agrária e universitária. Sustentava-se ainda a necessidade de estender o direito de voto aos analfabetos e às patentes subalternas das forças armadas, como marinheiros e os sargentos, e defendia-se medidas nacionalistas prevendo uma intervenção mais ampla do Estado na vida econômica e um maior controle dos investimentos estrangeiros no país, mediante a regulamentação das remessas de lucros para o exterior.

    O carro-chefe das reformas era, sem dúvida, a reforma agrária que visava eliminar os conflitos pela posse da terra e garantir o acesso à propriedade de milhões de trabalhadores rurais.

    Nova fase foi inaugurada no dia 13 de março de 1964, com o comício realizado na estação da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, também denominado Comício das Reformas, ao qual compareceram cerca de 150.000 pessoas. 

    O golpe militar de 31 de março de 1964 e o afastamento de Jango da presidência impediram a concretização das almejadas reformas.

    Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base

    Bons estudos.