SóProvas


ID
1076284
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os Trojans (cavalos de tróia) são a forma mais usada para obter-se o controle de micros domésticos. Os trojans podem causar diversos transtornos ao usuário, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Referência: http://cartilha.cert.br/malware/

    Questão polêmica, se for levar em consideração a cartilha do Cert.br:


    Há diferentes tipos de trojans, classificados de acordo com as ações maliciosas que costumam executar ao infectar um computador. Alguns destes tipos são:

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet. Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan. Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador. Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.
    Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.
    Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas. Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam. Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante. Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.


    A não ser que, a visão da banca seja a de que um trojan apenas carrega o código malicioso. Esse sim, realmente, é o responsável pela destruição e não o trojan.