-
Tempo de execução na UCP ou tempo de UCP– Reconhece a distinção entre o tempo gasto para executar oprograma em termos de utilização de UCP– O tempo de CPU pode ser dividido entre o tempo que é gasto peloprograma e o tempo que é gasto pelo sistema– O tempo gasto pelo sistema envolve o tempo gasto com• Sobrecarga do sistema operacional• Operações de E/S– Sob o ponto de vista do sistema, tem-se o ciclo de clock e o períodode clock• Todos os computadores são construídos com um relógio(temporizador) que trabalha em uma velocidade constante edetermina quando os eventos ocorrem no hardware: ciclos de clock• Período de clock refere-se ao tempo de cada ciclo de clock (p.e. 0,25nanosegundo)• Velocidade de clock refere-se ao inverso do período de clock, oufrequência do processador (p.e. 4GHz)
-
Resposta correta: Letra E.Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock serve justamente para isso, ou seja, basicamente, atua como de sinal de sincronização. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.A medição do clock é feita em hertz (Hz), a unidade padrão de medidas de freqüência, que indica o número de oscilações ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo, no caso, segundos. Assim, se um processador trabalha à 800 Hz, por exemplo, significa que é capaz de lidar com 800 operações de ciclos de clock por segundo. Repare que, para fins práticos, a palavra kilohertz (KHz) é utilizada para indicar 1000 Hz, assim como o termo megahertz (MHz) é usado para indicar 1000 KHz (ou 1 milhão de hertz). De igual forma, gigahertz (GHz) é a denominação usada quando se tem 1000 MHz, e assim por diante. Com isso, se um processador tem, por exemplo, uma freqüência de 800 MHz, significa que pode trabalhar com 800 milhões de ciclos por segundo.As freqüências com as quais os processadores trabalham são chamadas também de clock interno. Neste ponto, você certamente já deve ter entendido que é daí que vem expressões como Pentium 4 de 3,2 GHz, por exemplo. Mas, os processadores também contam com o que chamamos de clock externo ou Front Side Bus (FSB) ou, ainda, barramento frontal.O FSB existe porque, devido a limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com a memória (mais precisamente, como a ponte norte - ou northbridge - do chipset, que contém o controlador da memória) usando a mesma velocidade do clock interno.
-
o que um técnico de enfermagem precisa saber sobre o clock de uma UCP???
-
È de grande utilidade sim a um enfermeiro ter conhecimento de que a velocidade medida em ciclos por segundo....é determinada pro CLOCk, pois, segundo as estatisticas do Conselho Nacional de Enfermagem (existe isso? rsrs), aprox. em 2087 as cirurgias serão realizadas através de computadores, portanto, o enfermeiro, como o medico, terá que ter amplo conhecimento da tecnologia da informática.
-
a FCC perdeu a noção de boas questões. Tanta coisa para ser explorada e a banca vem com isso. Concordo com o colega a cima, nada a ver, tá parecendo prova de PROGRAMADOR.
SNIF, SNIF...
-
Letra "E"
Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno (ou apenas clock) serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sinal para sincronismo. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.
A medição do clock é feita em hertz (Hz), a unidade padrão de medidas de frequência, que indica o número de oscilações ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo, no caso, segundos. Assim, se um processador trabalha à 800 Hz, por exemplo, significa que ele é capaz de lidar com 800 operações de ciclos de clock por segundo.
Bons Estudos!
-
O clock nada mais é do que a frequência com que o processador consegue executar as tarefas. Ou seja, quanto maior a frequência (o clock), menor será o tempo de execução e, portanto, mais rápido será o processador.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/4415-processador-desvendando-o-misterio-do-clock-e-da-velocidade-real.htm#ixzz2OauTMZZ8