A) ERRADA: Realizar a limpeza, em um só movimento e no sentido de fora para dentro e de dentro para fora da ferida, e repeti-los de forma contínua.
→ CORREÇÃO: Curativos de feridas contaminadas ou infectadas deve-se iniciar a limpeza de fora pra dentro da lesão, ou seja, das bordas para o centro, para não espalhar infecção nos tecidos ao redor da ferida.
→ TÉCNICA CORRETA: Fazer uma torunda de gaze com o auxílio da pinça, molhar a mesma com SF 0,9% Com movimentos rotatórios do punho, de forma rítmica e firme, iniciar a limpeza de fora para dentro, do local mais limpo para o mais contaminado. Utilize todas as faces da torunda apenas uma vez, desprezando em seguida.
B) ERRADA: Utilizar a pinça anatômica e a de Koch para retirar o curativo sujo e para a execução do novo curativo.
→ CORREÇÃO: Usamos 3 tipos de pinça: 1 pinça kelly; 1 pinça kocher e 1 pinça dente-de-rato.
→ TÉCNICA CORRETA: Retirar o curativo anterior utilizando a pinça Kocher e Dente de Rato; Com a pinça Dente de Rato (Anatômica) pegar uma gaze e dobrá-la em 4 com auxílio da pinça Kelly, limpar as bordas da lesão com gaze embebida em soro fisiológico; Com as mesmas pinças proceder a aplicação de antisséptico.
C) CORRETA: Limpar a ferida com solução fisiológica morna. (Para melhor eficácia a solução fisiológica deve ser utilizada morna, uma vez que, quando a ferida é exposta, a temperatura da superfície diminui podendo levar 40 minutos para que retorne à temperatura inicial e três horas para a atividade mitótica ser reestabelecida).
D) ERRADA: Realizar o desbridamento da ferida com solução iodada.
→ CORREÇÃO: Álcool Iodado 0,1% é uma solução alcoólica contendo 0,1% de Iodo, indicada como antisséptico tópico, utilizada em curativos no tratamento de feridas e também pode ser aplicada na pele intacta para higienizar a área. Atua contra microorganismos, bactérias, fungos esporos e vírus.
→ TÉCNICA CORRETA: Desbridamento é um procedimento realizado para remover o tecido necrosado/morto. Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes. Não existe a opção de usar solução iodada.
E) ERRADA: Aplicar curativo à base de ácidos graxos essenciais para facilitar o processo de cicatrização no sentido do epitélio para o subcutâneo.