SóProvas


ID
107686
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar curativo em uma ferida com presença de exsudato purulento na perna de um cliente diabético, um dos procedimentos de enfermagem correto, dentre outros, pode ser

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA: Realizar a limpeza, em um só movimento e no sentido de fora para dentro e de dentro para fora da ferida, e repeti-los de forma contínua.

    CORREÇÃO: Curativos de feridas contaminadas ou infectadas deve-se iniciar a limpeza de fora pra dentro da lesão, ou seja, das bordas para o centro, para não espalhar infecção nos tecidos ao redor da ferida.

    TÉCNICA CORRETA: Fazer uma torunda de gaze com o auxílio da pinça, molhar a mesma com SF 0,9% Com movimentos rotatórios do punho, de forma rítmica e firme, iniciar a limpeza de fora para dentro, do local mais limpo para o mais contaminado. Utilize todas as faces da torunda apenas uma vez, desprezando em seguida.

    B) ERRADA: Utilizar a pinça anatômica e a de Koch para retirar o curativo sujo e para a execução do novo curativo.

    CORREÇÃO: Usamos 3 tipos de pinça: 1 pinça kelly; 1 pinça kocher e 1 pinça dente-de-rato.

    TÉCNICA CORRETA: Retirar o curativo anterior utilizando a pinça Kocher e Dente de Rato; Com a pinça Dente de Rato (Anatômica) pegar uma gaze e dobrá-la em 4 com auxílio da pinça Kelly, limpar as bordas da lesão com gaze embebida em soro fisiológico; Com as mesmas pinças proceder a aplicação de antisséptico.

    C) CORRETA: Limpar a ferida com solução fisiológica morna. (Para melhor eficácia a solução fisiológica deve ser utilizada morna, uma vez que, quando a ferida é exposta, a temperatura da superfície diminui podendo levar 40 minutos para que retorne à temperatura inicial e três horas para a atividade mitótica ser reestabelecida).

    D) ERRADA: Realizar o desbridamento da ferida com solução iodada.

    CORREÇÃO: Álcool Iodado 0,1% é uma solução alcoólica contendo 0,1% de Iodo, indicada como antisséptico tópico, utilizada em curativos no tratamento de feridas e também pode ser aplicada na pele intacta para higienizar a área. Atua contra microorganismos, bactérias, fungos esporos e vírus.

    TÉCNICA CORRETA: Desbridamento é um procedimento realizado para remover o tecido necrosado/morto. Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes. Não existe a opção de usar solução iodada.

    E) ERRADA: Aplicar curativo à base de ácidos graxos essenciais para facilitar o processo de cicatrização no sentido do epitélio para o subcutâneo.