Técnicas (ou métodos) quantitativas usuais para calcular a previsão de consumo/demanda:
- Método do último período
- Método da média móvel (simples)
- Método da média ponderada
- Método com ponderação exponencial
- Método dos mínimos quadrados [*é a linha que minimiza as diferenças entre os dados observados e um modelo de consumo linear]
Técnicas (ou métodos) usuais para avaliação de estoque:
- Custo médio
- PEPS (FIFO)
- UEPS (LIFO)
- Custo de reposição
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a previsão de consumo e os métodos que podem ser usados. Neste caso, marquemos a alternativa que contém as respostas que preenchem as lacunas do enunciado.
"Na administração de materiais previsão de consumo é o ponto de partida para o planejamento de estoques. O método da média dos mínimos quadrados é utilizado para determinar a melhor linha de ajuste na tabulação, mais eficaz que passa mais perto de todos os dados de consumo coletados, minimizando as distâncias entre cada ponto de consumo levantado."
Entendendo o assunto, vejamos alguns métodos de previsão de demanda:
- O método dos mínimos quadrados trata da realização de uma regressão linear com os dados de consumo dos meses anteriores. O intuito é a obtenção da equação de uma reta que relacione os períodos com a demanda.
- De acordo o método do último período, o consumo do próximo período é idêntico ao consumo do período anterior.
- De acordo com o método da média aritmética ou da média móvel, o consumo do próximo período é obtido a partir da média aritmética simples dos dados de consumo de períodos anteriores.
- Segundo o método da média ponderada, o consumo do próximo período é obtido a partir da média ponderada dos dados de consumo de períodos anteriores. Pesos maiores são atribuídos a períodos mais recentes.
Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.