SóProvas


ID
1077568
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há o mito de que o Brasil é, e continuará a ser, um país com uma população predominantemente jovem, muito diferente daquela dos países europeus, onde sobressaem os mais idosos. Também nesse caso há evidências que colaboram com o ima- ginário, pois, de fato, a estrutura etária da população do país ainda está muito distante da realidade demográfica do Velho Mundo. Entretanto, as mudanças ocorridas na segunda metade do século XX foram tão rápidas que o Brasil ficou mais próximo dos países europeus do que geralmente se imagina.

Os fenômenos recentes que atestam um significativo processo de mudança da estrutura demográfica brasileira são ;

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (D). A população do Brasil vem envelhecendo e a tendência é que isso continue a acontecer em ritmo cada vez mais acelerado. Isso se explica porque as mulheres brasileiras têm menos filhos do que tinham no passado. Além disso, a expectativa de vida do brasileiro é crescente a cada ano que passa. Esses dois fatores em conjunto explicam a diminuição de jovens e o aumento de velhos na população. A taxa necessária para a reposição de população é de 2,1 filhos por mulher e, no Brasil, a taxa de natalidade já está em 1,8 filhos por mulher. Na década de 1960, por exemplo, essa taxa era de 6 filhos por mulher, o que mostra uma transformação drástica em poucas décadas. Já a expectativa de vida do brasileiro é, atualmente, de 73,6 anos, enquanto na década de 1960 era de apenas 48 anos.

  • Ônus demográfico: a taxa de natalidade é baixa e a população de idosos é alta. O governo sente a falta de mão de obra e tem problemas com o sistema previdenciário. (o ônus demográfico depende do perfil populacional de cada país)