SóProvas


ID
1078153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O objetivo da contabilidade nacional é analisar a evolução dos indicadores da economia de um país como um todo. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D) ERRADA

    PRODUTO NACIONAL BRUTO = PRODUTO INTERNO BRUTO - RENDA LÍQUIDA ENVIADA AO EXTERIOR (RENDA ENVIADA-RENDA RECEBIDA)

    E) CORRETA

    POUPANÇA EXTERNA DO PAÍS = - SALDO DO BALANÇO DE TRANSAÇÕES CORRENTES.

  • B) A acumulação de capital nem sempre positiva e não é apenas a depreciação que atrapalha a acumulação. Pode ser que não se consiga acumular riqueza por falta de poupança, de demanda, de capacidade de oferta, etc.

  • A) (Errada) PNB = PIB+RLRE (Renda Líquida Enviada ao Exterior)

    B) (Errada) Indice da carga tributária mede o total da carga tributária de um país (impostos, incluindo governos federais e municipais) como porcentagem do PIB. A receita do Ministério da Fazenda refere-se somente a tributos federais, 

    C)(Errada) Apesar do valor a ser deduzido dos ativos fixos não pode ultrapassar o custo de aquisição de bem, a empresa pode deduzir a depreciação do ativo fixo do montante de capital disponível.

    D) (certa) reservas cambiai são registrados na conta Haveres da Autoridade Monetária, já a poupança externa (SE), equivale ao saldo em transações correntes do Balanço de Pagamentos com o sinal invertido.

    E) (errada) a FBCF se forma no momento em que a propriedade dos ativos fixos é transferida para a unidade institucional que tem a intenção de utiliza-lo. Não necessariamente é no momento da produção, nem no instante em que foram postos à disposição para a utlização na produção. 

    Fonte: Coleção Diplomata - Macroeconomia

  • A) Errado. A Nota Metodológica nº 13 - Formação Bruta de Capital Fixo (versão para informação e comentários), Sistema de Contas Nacionais – Brasil Referência 2010, do IBGE, define Formação Bruta de Capital Fixo da seguinte forma: “Segundo o SNA-2008, a Formação Bruta de Capital Fixo - FBCF é mensurada pelo valor total de aquisições, líquidas de cessões, de ativos fixos pelo produtor, mais certas despesas especificadas em serviços que adicionam valor aos ativos não produzidos durante o exercício (SNA-2008, p. 198). Em outras palavras, a FBCF é mensurada pelo valor total dos ativos fixos adquiridos ou de produção própria menos baixas em ativos fixos pelo produtor. Os ativos fixos são definidos como “ativos produzidos que são utilizados repetidamente ou continuamente em processos de produção por mais de um ano" (SNA-2008, p. 198). Tais ativos compreendem tanto os ativos tangíveis como os intangíveis; grandes melhoramentos em ativos produzidos, isto é, intervenções que prolongam a vida útil ou aumentam a capacidade produtiva dos mesmos; além dos custos associados às transferências de propriedade dos ativos não-produzidos, como os terrenos. Os ativos intangíveis referem-se aos Produtos de Propriedade Intelectual (PPI). Logo, o conceito de formação bruta de capital fixo não inclui a variação dos estoques, tanto de produtos acabados quanto intermediários. B) Errado. A acumulação de capital nem sempre é positiva, já que a taxa de depreciação pode superar o taxa de investimento em bens de capital/formação bruta de capital fixo. C) Errado. A Carga Tributária Bruta refere-se ao total da arrecadação fiscal do governo, todos os entes públicos, que corresponde à soma dos impostos diretos e indiretos entre outras receitas. Desta definição, podemos extrair o índice de carga tributária, o qual corresponde à Carga Tributária , em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). D) Errado. O Produto Nacional Bruto (PNB) é igual ao Produto Interno Bruto menos a Renda Líquida Enviada ao Exterior. E) Correto. O Balanço de Transações Correntes (BTC) é dado pelo somatório entre Balança Comercial (BC), Conta de Serviços e Rendas (CSR) e Transferências Unilaterais (TU), sendo assim, as reservas internacionais não são contabilizadas em nenhuma conta do BTC. Quando esta conta estiver deficitária significa que o país absorveu mais poupança externa, contrapondo o cenário deficitário, um superávit quer dizer que país exportou mais poupança interna.

    Gabarito: Letra “E".


  • A) Errado. A Nota Metodológica nº 13 - Formação Bruta de Capital Fixo (versão para informação e comentários), Sistema de Contas Nacionais – Brasil Referência 2010, do IBGE, define Formação Bruta de Capital Fixo da seguinte forma: “Segundo o SNA-2008, a Formação Bruta de Capital Fixo - FBCF é mensurada pelo valor total de aquisições, líquidas de cessões, de ativos fixos pelo produtor, mais certas despesas especificadas em serviços que adicionam valor aos ativos não produzidos durante o exercício (SNA-2008, p. 198). Em outras palavras, a FBCF é mensurada pelo valor total dos ativos fixos adquiridos ou de produção própria menos baixas em ativos fixos pelo produtor. Os ativos fixos são definidos como “ativos produzidos que são utilizados repetidamente ou continuamente em processos de produção por mais de um ano" (SNA-2008, p. 198). Tais ativos compreendem tanto os ativos tangíveis como os intangíveis; grandes melhoramentos em ativos produzidos, isto é, intervenções que prolongam a vida útil ou aumentam a capacidade produtiva dos mesmos; além dos custos associados às transferências de propriedade dos ativos não-produzidos, como os terrenos. Os ativos intangíveis referem-se aos Produtos de Propriedade Intelectual (PPI). Logo, o conceito de formação bruta de capital fixo não inclui a variação dos estoques, tanto de produtos acabados quanto intermediários.

    B) Errado. A acumulação de capital nem sempre é positiva, já que a taxa de depreciação pode superar o taxa de investimento em bens de capital/formação bruta de capital fixo.

    C) Errado. A Carga Tributária Bruta refere-se ao total da arrecadação fiscal do governo, todos os entes públicos, que corresponde à soma dos impostos diretos e indiretos entre outras receitas. Desta definição, podemos extrair o índice de carga tributária, o qual corresponde à Carga Tributária , em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

    D) Errado. O Produto Nacional Bruto (PNB) é igual ao Produto Interno Bruto menos a Renda Líquida Enviada ao Exterior.

    E) Correto. O Balanço de Transações Correntes (BTC) é dado pelo somatório entre Balança Comercial (BC), Conta de Serviços e Rendas (CSR) e Transferências Unilaterais (TU), sendo assim, as reservas internacionais não são contabilizadas em nenhuma conta do BTC. Quando esta conta estiver deficitária significa que o país absorveu mais poupança externa, contrapondo o cenário deficitário, um superávit quer dizer que país exportou mais poupança interna. 

    Gabarito: Letra “E".

    prof. QC

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

     

    Letra A - Errada

    A variação de estoques de produtos – acabados ou em elaboração – é contabilizada fora da formação bruta de capital fixo:

    Investimento = formação bruta de capital fixo + variação de estoques 

    Letra D - Errada

    O PNB é obtido pela soma do PIB com a renda líquida recebida do exterior. No caso brasileiro, como enviamos mais renda do que recebemos, subtraímos a renda líquida enviada. 

    Mas esse negócio de descontar as importações simplesmente não tem nada a ver. Afinal, as importações representam a produção de outros países e, por isso, não entraram no PIB, para começo de história.