SóProvas


ID
1079653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A respeito da administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Uma empilhadeira frontal, que se move sobre rodas pneumáticas ou de borracha maciça, possui colunas que são constituídas por um ou mais estágios, para elevação de cargas até 15 m de altura, e que se inclinam para frente ou para trás, para depositar ou apanhar cargas.

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode ajudar?

  • acho que essa questão está incompleta.

  • Uma empilhadeira ou empilhador é uma máquina usada principalmente para carregar e descarregar mercadorias em paletes1 .

    Possuem capacidade de carga que vão de 1.000 kg a 16.000 kg, e de 2,00 metros até mais de 14 metros.

    São disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.2

    Existem diversos tipos e modelos, tais como: elétricas, manuais, combustão e portuárias.


  • A questão na verdade está errada somente pela informação dos 15 m de altura. =\

    Entrei com recurso nela e foi indeferido. No livro de Marco Aurélio Dias, 2010, Administração de Materiais, uma abordagem logística, p.243-245 ele aborda os diversos tipos de empilhadeiras e dentre estas, informa que as frontais, de rodas pneumáticas ou de borracha maciça, tem uma "altura de empilhamento possível de até 12m. =/

    Bons estudos!

  • O cara que fez essa questão não tem mãe....não é possível que seja exigido saber a altura que uma empilhadeira chega...

    Ainda bem que eu não fiz essa prova....é o tipo de questão que não é pra responder....e quem acerta não prova conhecimento nenhum...

    Empilhadeiras frontais (Dias, p.261)

    Quando utilizadas continuamente, apresentam indiscutíveis vantagens em relação ao trabalho braçal. Proporcionam flexibilidade operacional, reduzem à metade os custos de movimentação, possibilitam maior aproveitamento do espaço de armazenagem e melhor arrumação das cargas. A empilhadeira constitui-se basicamente de uma unidade locomotora, dotada de controles hidráulicos e acionada por motor elétrico, à gasolina, a diesel ou GLP. Sobre uma coluna ou quadro de elevação, correm garfos, que fazem a carga e descarga e suportam o peso. O equipamento move-se sobre rodas pneumáticas ou de borracha maciça. As colunas podem ter apenas um ou mais estágios - o que possibilita alturas de elevação de até 12 m - e se inclinam para a frente ou para trás, para depositar ou apanhar carga. Em vez de garfos, a empilhadeira pode dispor de aríete - para carregar pneus, por exemplo; pega cargas hidráulicas para peças de ferro; ou caçamba para minério ou metais fundidos.


  • O comentário da colega abaixo é bem pertinente, mas acredito que o verdadeiro erro da questão além da altura errada da empilhadeira, é não especificar o tipo de empilhadeira frontal, pois são duas e cada uma tem uma altura diferente. Segundo Dias(autor preferido do Cespe, junto com o Viana), tem-se a Empilhadeira Frontal de contra peso e Empilhadeira Frontal que equilibra a carga sobre a sua base. Aquela é para elevação de cargas de até 5 metros em dias normais e exigem corredores  de 3,70m para transitarem. Já a segunda, permite a elevação de cargas de até 12 metros e exigem corredores de 1,50 m para transitarem. É um absurdo cobrar isso, mas pra passar em concurso não adianta reclamar, o jeito é meter as caras. Só lembrando gente, que as empilhadeiras fazem parte do Gênero "Veículos Industriais" que movimenta cargas em pontos variáveis da empresa, ou seja, as empilhadeiras transitam por qualquer lugar do depósito. O ultimo tipo de empilhadeira são as laterais: Enquanto as frontais manuseiam os materiais na mesma dimensão, essa apanha as cargas no sentido perpendicular. Além disso, elas são muito usadas para materiais de grande cumprimento como barras, tubos...   

    Fonte: Marco Aurélio Dias, páginas 243 a 249(abordagem logística 2010)

  • "Uma empilhadeira frontal, que se move sobre rodas pneumáticas ou de borracha maciça, possui colunas que são constituídas por um ou mais estágios, para elevação de cargas até 15 m de altura, e que se inclinam para frente ou para trás, para depositar ou apanhar cargas."

    Além do fato da altura mencionada pelos colegas...

    Corrijam-me se eu estiver errado, mas achei que o erro consiste no fato das empilhadeiras não se inclinarem.

  • muito útil essa informação. CESPE sem noção!!!!!

  • Que questão bizarra do CESPE!

    Tomara que não caia nada parecido na minha prova...

    Só me resta torcer, já que ela não anulou essa questão

  • Toda prova tem questões desse nível de sabedoria (inútil). Não só em ARM, quem faz prova a mais tempo sabe, esse é o tipo de questão que você só lê uma vez, pula e segue a vida. Ou então decore todos rodapés de livro, em 2040 você acaba de estudar :D

  • Gente, acho que ele descreveu um guindaste.

  • A colega Camila fez a prova e entrou com recurso. O erro da questão? "No livro de Marco Aurélio Dias, 2010, Administração de Materiais, uma abordagem logística, p.243-245 ele aborda os diversos tipos de empilhadeiras e dentre estas, informa que as frontais, de rodas pneumáticas ou de borracha maciça, tem uma "altura de empilhamento possível de até 12m" (Palavras da colega).

    Impressionante o argumento do Cespe e sua capacidade de viajar na formulação de questões. Conhecimeto lunático! No minimo, maníaco.

  • É o tipo de questão que separa os melhores candidatos ao cargo...só que não.

    Que questão inútil.

  • so esta errado em falar 15 m sendo 12 a CESP nao e bricadeira


  • Questão que faz parte da cota de questões IRRESPONDÍVEIS de cada matéria visando evitar que algum psicopata gabarite a prova.

    Nem me estresso.  Deixo em branco e vou em frente ;)


  • Essa questão não é pra concurseiro, e sim para quem está fazendo entrevista de emprego para trabalhar em algum mercado atacadista ou galpão e como motorista da empilhadeira... até mesmo porque nem o dono do mercado que comprou o troço deve saber a resposta!!! Fala sério!! Não curto reclamar da banca, mas nessa aí cobrando o tipo do pneu e a altura que chega forçaram a barra!!

  • Um peão sem estudo resolve essa mole

  • Questão para ser deixada em branco, simples assim. Essas, assim, taxativas na matéria de administração de recursos materiais nem quebrem a cabeça. Vamos à próxima.

  • É SO LEMBRAR DAQUELAS EMPILHADEIRAS DE MERCADOS ATACADÕES. HAHA

  • que enriquecedor ..... :(

  • Concurseiro Operador de empilhadeira de atacadista adorou essa questão.

  • Hahahahahahahaha

  • A questão parece difícil, mas a banca ajudou colocando a expressão "inclinam para frente e para trás", que já mata a questão como ERRADA.

    Noção prática básica: Imaginem o desastre que seria uma empilhadeira, com sua carga a 12 ou 15m de altura, e suas colunas se inclinando para a frente: no mínimo a carga iria cair, ou se tombaria empilhadeira com carga e tudo. OBS.: não confundir os garfos, que se movem (não inclinam) para frente e para trás, com as colunas, que fazem apenas o movimento vertical (cima/baixo).

  • Agora vc acabou de achar o ´X´ da questão, colega Andros!! 

    Aliás, questão de elaboração amadora, de professor que tem preguiça de fazer uma questão realmente desafiadora e coloca uma nota de rodapé para confundir até o candidato bem preparado. 

  • Kkkk questão zoada

  • Deixa em branco e vai para a próxima.  Sinceramente uma das maiores notas que vi no CESPE desse estilo de prova de 120 questões foi um 100 e poquinhos .  Mesmo quem está mais preparado que o GOKU deixa questões em branca ou erro algumas.  Não é FCC que nego gabarita a prova direto.

     

    Sempre vai ter essas questões babacas do CESPE , deixa em branco e não esquentam a cabeça

  • Para responder essa questão faz-se necessário:


    Curso - OPERAÇÃO DE EMPILHADEIRA



    Resumo

    O Aperfeiçoamento Profissional Operação de Empilhadeira tem por objetivo desenvolver capacidades para operar empilhadeira seguindo procedimentos, normas e legislação técnica, de segurança, saúde e meio ambiente.

    Requisito:

    O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade.

    O aluno deverá ter completado a 4ª série do Nível Fundamental.

    Possuir CNH nas categorias 'B', 'C', 'D' ou 'E'.; 

    Programação do Curso

    Legislação aplicável para empilhadeira

    Empilhadeiras

    Componentes da empilhadeira

    Estabilidade da empilhadeira

    Controles e instrumentos da empilhadeira

    Partes e conjuntos internos da empilhadeira

    Dispositivos auxiliares para empilhadeira

    Noções de manutenção da empilhadeira

    Segurança na operação da empilhadeira

    Operação da Empilhadeira

  • Essa eu respondi quando lembrei dos Atacarejo que tem por aí. Pensei de cara nas rodas: rodas pneumáticas ou de borracha maciça, Não pode ser de borracha maciça rssrsr

  • O item está ERRADO.

     

    A questão cobra a literalidade da descrição das empilhadeiras frontais apresentadas por Dias (2010). Vejamos o que escreve o autor:

    Empilhadeiras frontais:

    Quando utilizadas continuamente, apresentam indiscutíveis vantagens em relação ao trabalho braçal. Proporcionam flexibilidade operacional, reduzem à metade os custos de movimentação, possibilitam maior aproveitamento do espa­ço de armazenagem e melhor arrumação das cargas. A empilhadeira constitui-se basicamente de uma unidade locomotora, dotada de controles hidráulicos e acionada por motor elétrico, à gasolina, a diesel ou GLP. Sobre uma coluna ou quadro de elevação, correm garfos, que fazem a carga e descarga e suportam o peso. O equipamento move-se sobre rodas pneumáticas ou de borracha maciça. As colunas podem ter apenas um ou mais estágios - o que possibilita alturas de elevação de até 12 m - e se inclinam para a frente ou para trás, para depositar ou apanhar carga. Em vez de garfos, a empilhadeira pode dispor de aríete - para carregar pneus, por exemplo; pega cargas hidráulicas para peças de ferro; ou ca­çamba para minério ou metais fundidos.

    Mateus, quer dizer que preciso memorizar isso?! A altura que uma empilhadeira frontal alcança? Não recomendamos isso... estudo para concursos é estratégia! Mas veja que isso já caiu em prova... e se cobrado novamente, você vai lembrar desse comentário!