a) O cruzamento entre o fluxo de mão de obra, materiais e equipamentos é inevitável e bem-vindo em uma obra com planejamento dinâmico, pois acelera seu processo de execução.
b) Sempre que possível, os postes que sustentam energia elétrica provisória para o andamento da obra devem ser mantidos próximos das vias de transporte de materiais, e gastos com condutores enterrados devem ser evitados pois elevam expressivamente o custo da obra.
c) As distâncias entre o armazenamento dos diferentes elementos de produção de uma obra devem ser as maiores possíveis, de modo a preservar a organização do canteiro de obras e facilitar o deslocamento de pessoal.
d) Em um canteiro de obras, os elementos que compõem a cadeia de produção devem estar separados e, se possível, isolados uns dos outros, já que a falha de um deles poderá comprometer outros elementos, resultando em ineficiência final do conjunto.
e) A possibilidade de flexibilidade deve ser um princípio a ser considerado em um canteiro, já que a construção é um processo dinâmico no qual a configuração do sistema de produção pode ser alterado no decorrer da obra.
GABARITO: E
Itens sobre o Canteiro de Obras podem ser vistos na NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO