SóProvas


ID
108079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de intoxicações ou superdosagens de substâncias que podem provocar alterações físicas e mentais nos indivíduos, julgue os itens de 57 a 62.

A quelação é um método de descontaminação inicial que deve ser empregado em associação ao carvão ativado, a fim de promover a eliminação das substâncias e toxinas por evacuação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A terapia por quelação para aterosclerose refere-se ao uso de um agente quelante chamado EDTA, do inglês ethylenediamine tetraacetic acid (ácido etilenodiamino tetra-acético), para remover o cálcio das placas gordurosas nas paredes das artérias.

    Ou seja, nada haver com o método proposto acima!!

  • A quelação (EDTA, por exemplo) está indicada em caso de intoxicação por metal pesado, a exemplo do chumbo.
    É administrado via EV.
    Fonte: http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mX.quelantes.htm
  • Na medicina, os quelatos (ETDA) têm como principais aplicações o tratamento de envenenamentos e a correção de deficiências nutricionais minerais.

    No tratamento de envenenamentos metálicos por Pb (chumbo), Hg (mercúrio) ou outros elementos, agentes quelantes são administrados para “seqüestrar” os íons metálicos, formando quelatos que possibilitam sua eliminação pelo organismo. Este tipo de tratamento para eliminação de metais tóxicos é às vezes denominado quelação.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quelato


  • O acúmulo de metais no organismo humano pode ser resultado de disfunções genéticas que alteram o metabolismo dos metais no organismo, tais como a hemocromatose, a ß-talassemia ou a doença de Wilson mas, também pode ser resultado de intoxicações por metais exógenos, como por exemplo, por chumbo, cádmio ou mercúrio, entre outros. Os agentes quelantes têm sido o tratamento de eleição nestas situações, pois permitem sequestrar os íons metálicos, formando quelatos, que possibilitam a sua eliminação do organismo. Apesar de existirem vários agentes quelantes disponíveis na terapêutica (EDTA, DTPA, dimercaptopropanol, penicilamina, desferroxamina, etc.), alguns efeitos colaterais graves e os inconvenientes da sua administração, têm levado ao desenvolvimento de análogos com melhores características, tais como: menor toxicidade, maior solubilidade em água, maior resistência à biotransformação, maior capacidade de atingir os locais onde os metais estão armazenados no organismo e a excreção mais rápida do quelato. Ou seja, a quelação é para a retirada de metais pesados do organismo e não é realizada por meio de carvão ativado. Resposta ERRADO Bibliografia Queiroz S. Tratado de Toxicologia Ocupacional. 2010.