SóProvas


ID
108136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que tratam de epidemiologia.

As centrais estaduais de regulação de transplantes de órgãos realizam atividades de ação de vigilância epidemiológica diretamente desenvolvidas pela administração regional.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) foi criado pelo Decreto Nº 2.268 de 30 de junho de 1997, como entidade responsável pelo controle e monitoramento do processo doação de órgãos e tecidos e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de captação e distribuição de tecidos, órgãos e partes retiradas do corpo humano para fins terapêuticos.

    O Ministério da Saúde, sendo o órgão central do SNT, criou uma unidade própria em sua estrutura regimental, a Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), para exercer as atividades de coordenação nacional do Sistema.

    Para exercer as atividades pertinentes às unidades federadas foram criadas, em cada UF e vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde, a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO).

    A articulação com as CNCDO, suas regionais, e com os demais integrantes do Sistema Nacional de Transplantes para a distribuição de órgãos e tecidos entre os estados, em conformidade com a lista nacional de receptores e legislação vigente, garantindo o melhor aproveitamento e a equidade na sua destinação, também otimizando as condições técnicas e operacionais de transporte e distribuição, são de responsabilidade da Central Nacional de Transplantes (CNT).

    As centrais estaduais de regulação de transplantes de órgãos realizam atividades de ação de vigilância epidemiológica diretamente desenvolvidas pela administração regional. Por seu intermédio as secretarias estaduais de Saúde controlam o número de doadores, os pacientes para os quais o transplante é prioritário, a localização dos possíveis doadores e que hospitais dispõem de estrutura para realizar a intervenção cirúrgica necessária. Assim, é possível conhecer as necessidades relacionadas a um problema de saúde especifico e intervir diretamente sobre ele, estabelecendo uma rede de comunicação entre as unidades locais coordenadas pelas centrais.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/