SóProvas


ID
1081837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a redes, Internet e segurança, julgue os itens de 35 a 40.

Quando o firewall do Windows estiver ativado, as fontes externas que se conectarem ao computador serão bloqueadas, exceto aquelas que estiverem relacionadas à guia de exceções da configuração do firewall.

Alternativas
Comentários
  • Certo,

    o Firewall (sistema que filtra e monitora as ações na rede).O firewall é utilizado para regular o tráfego de rede entre redes distintas, definir os dados que entram e que saem da rede ou da máquina local e impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a outra.

  • QUESTÃO CORRETA.

    FIREWALL--> É um FILTRO que AUTORIZA ou BLOQUEIA o acesso pelas portas TCP do computador. Gerencia o tráfego de dados na rede.




  • Outras duas questões do cespe podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MJ - Analista Técnico - Administrativo - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação; 

    Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - MCT - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Tema VII

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação; 

    Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.

    GABARITO: CERTA.

  • Entendo que o Firewall serve para bloquear trafego entrante indesejado, mas é fato que os navegadores permitem o acesso constante de fontes externas (cookies) que não precisam ser configurados como exceção no firewall. 

    Portanto, as fontes externas se conectam, salvam informações no HD sem que sejam bloqueados pelo Firewall.

  • "Quando o firewall do Windows estiver ativado, as fontes externas que se conectarem ao computador serão bloqueadas, exceto aquelas que estiverem relacionadas à guia de exceções da configuração do firewall."

    Abri o Firewall do Windows 7 para verificar, pois achei que o item estaria certo.

    Existe uma lisa de redes (de casa, públicas...) e dentro dela ele fala sobre as "Conexões de entrada". De fato, existe uma lista de PROGRAMAS autorizados. No meu computador estão autorizados o Chrome, o Firefox, o Skype... O item fala como se eu bloqueasse uma fonte externa. Não consigo enxergar meus programas, que estão instalados no meu computador, como fontes externas.

    Além disso, não consegui encontrar uma guia "Exceções" em lugar nenhum.

    Será que procurei ou entendi mal?

    =)

  • Achei melhor esta explicação:

    Se você estiver executando o Windows, o Firewall do Windows será ativado por padrão. Isso significa que a maioria dos programas não poderá aceitar comunicação não solicitada da Internet a menos que você opte por listar esses programas como exceções. Existem dois programas que, por padrão, já estão incluídos na lista de exceções e podem aceitar comunicação não solicitada da Internet: o Assistente para Transferência de Arquivos e Configurações e o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras.

    Fonte: https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/security/internet/sp2_wfexceptions.mspx

  • Realmente, sem saber a versão do Windows, não dá pra ter certeza de que existe essa Guia de Exceções. Talvez no edital da prova tenha a versão a ser considerada.

    Entretanto, a questão me pareceu cobrar o entendimento do aluno acerca do funcionamento do Firewall.

    Há duas formas de funcionamento do FIREWALL:

    EXTRA: por mais que uma porta ou outra esteja aberta, não implica necessariamente que o dispositivo/rede está desprotegido. Pois, por exemplo, mesmo estando com a porta 80 aberta, se o dispositivo não tiver nenhum servidor "escutando" nesta porta, de nada adianta uma comunicação por ela, cairá no limbo. E caso tenha um servidor na porta, se ele for devidamente configurado, suportará bem tentativas de ataques ou mesmo sniffing.

  • Eu acho que a questão aceita troca de resposta. Pois o Firewall ele só controla o floxo de entrada e de saída de uma rede, tendo isso em via, podemos dizer que ele esta vulnerável à gentes externos: pen-drive, cd's e dvd's e ETC...

    Eu acho que a questão esta ERRADA.

  • Além de executar suas funções típicas, os firewalls ainda podem bloquear alguns tipos de ataques de recusa de serviços e detectar varreduras simples na rede. (CESPE) (CERTO)

    firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus.(CESPE) (CERTO)

    Quando o firewall do Windows estiver ativado, as fontes externas que se conectarem ao computador serão bloqueadas, exceto aquelas que estiverem relacionadas à guia de exceções da configuração do firewall. (CERTO)

  • Gabarito: CORRETO

    Firewall do Windows é do tipo ICF (Firewall de Conexão com a Internet), projetado para uso doméstico e em pequenos escritórios,protegendo equipamentos que estejam conectados à Internet. Evita a varredura de portas e recursos (compartilhamento de arquivos e impressoras) feita de fontes externas

     

    Com relação à Internet, o firewall bloqueia conexões de fontes externas, sendo o fluxo de entrada permitido apenas quando se tratar de uma resposta a uma requisição do usuário, já que o firewall é configurado para rejeitar conexões não solicitadas. Como pode ser necessário que um programa faça conexões de entrada e saída através da Internet, o firewall tem um modo de configuração chamado Exceções para estes casos.

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

     

    Quando o enunciado cita “as fontes externas que se conectarem ao computador” , a ausência do vocábulo “todas” e o uso do verbo no futuro nos permite inferir que o enunciado deu à expressão “fontes externas” o sentido de conexões de entrada e saída ATRAVÉS DA INTERNET realizadas após a ativação do firewall, não considerando, portanto, a conexão de periféricos, justificando plenamente o comentário da questão.

    Fonte: TECCONCURSOS

  • Certo.

    Outra questão...

    Convém que todo o tráfego da rede passe por firewall, uma vez que a eficácia da segurança proporcionada por esse dispositivo será comprometida caso existam rotas alternativas para acesso ao interior da referida rede. (CERTO)

  • Se essa fonte externa for um pen drive o firewall é inútil kkkkk ... forçando um pouco

  • G-C

    A questão refere-se ao firewall restritivo [ Lista Branca ], logo, bloqueia tudo que não está permitido. Ademais, o firewall permissivo [ Lista Negra ] permite tudo que não está bloqueado.

  • Se for um pendrive já era o firewall.

  • Devido a sua localização e a sua função, o firewall irá inspecionar todos os pacotes que passarem pela extremidade da rede e funcionará de forma muito semelhante ao departamento da polícia federal de um aeroporto internacional. Ou seja, da mesma forma que um cidadão precisa de autorização pra entrar ou sair de um determinado país, um pacote precisa da autorização do firewall para entrar ou sair da rede. Obrigatoriamente.

    Funcionando dessa forma, essa tecnologia evita que pacotes indesejados e prejudiciais tenham acesso à rede interna e, portanto, às informações e recursos em posse da mesma.

    Esse "filtro" também evita que hosts internos tenham acesso a domínios e informações que não condizem com a política de segurança da rede.

    Em casos de redes mais simples, como uma rede doméstica, por exemplo, o firewall pode ser implementado junto ao roteador através de um software. No entanto, quando se trata de redes maiores - e mais visadas, é de extrema importância que o firewall seja implementado através de um hardware dedicado. Isso garante que apenas funções essenciais ao funcionamento e segurança da rede serão implementados e, assim sendo, o firewall torna-se imune a invasões que poderiam acontecer devido à 'bugs' em software ou funcionamento inadequado de protocolos.

    É importante também ressaltar que, para garantir a segurança da rede, o firewall em si deve ser imunes a ataques, independentemente se a origem dos mesmos é interna ou externa à rede privada.

  • O porteiro (firewall) é responsável por observar o fluxo de entrada e saída do prédio (rede).

    Todas as pessoas (arquivos) que chegam precisam se identificar e aguardar que o porteiro libere, ou não, sua entrada. É assim o tempo todo. O fluxo de pessoas dentro do condomínio é completamente controlado. O porteiro identifica todo mundo que entra e observa todo mundo que sai a fim de detectar qualquer movimentação suspeita.

  • (CESPE - Q311077) Fazendo analogia com uma loja real, um firewall seria equivalente ao controle de acesso à loja por intermédio de porteiros, vigias, limites físicos e portas. Da mesma forma, a política de segurança, no firewall, eqüivale ao modelo de conduta do cidadão visitante da loja e de procedimentos por parte dos funcionários para garantir o bom comportamento social dos visitantes e a integridade do patrimônio da loja.

  • O FIREWALL E O PORTEIRO , SO PASSA SE TIVER AUTORIZADO , GABARITO CORRRETO

  • O Firewall é responsável pelo tráfico de rede, como um porteiro que permite a entrada daqueles que possuírem permissão.

  • GAB.: CERTO

    A questão abordou o conceito de Firewall restritivo.

    Um firewall pode funcionar de duas maneiras: modo restritivo – impedindo todas as transmissões de dados que não sejam expressamente permitidas; ou modo permissivo – permitindo todas as transmissões de dados que não sejam expressamente proibidas.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Um firewall pode funcionar de duas maneiras: modo restritivo – impedindo todas as transmissões de dados que não sejam expressamente permitidas; ou modo permissivo – permitindo todas as transmissões de dados que não sejam expressamente proibidas.

    certa

  • Gabarito : Certo.