SóProvas


ID
1083208
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O barracão de uma fábrica de isopor no bairro Planta Perneta, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi destruído por conta de um incêndio na tarde de quarta-feira (12/09/2012). O fogo começou por volta das 13 horas, em um depósito onde ficavam máquinas desativadas e tambores de cola, segundo o proprietário. O teto do local era de madeira, o que também facilitou a propagação das chamas. Parte da estrutura, máquinas e todo o estoque foram destruídos. Apenas um escritório de contabilidade ficou intacto. O proprietário contou que não tinha seguro do estabelecimento. Ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado às 15 horas, aproximadamente. O Corpo de Bombeiros utilizou um hidrante de uma escola ao lado para auxiliar na extinção do fogo. Até a tarde desta quarta-feira, ainda não era possível determinar a causa do incêndio.”

O fogo pode ser definido como um fenômeno físico-químico desencadeado por uma reação de oxidação com emissão de calor e luz. Os componentes necessários para a ocorrência do fogo são:

Alternativas
Comentários
  • 04 componentes do tetraedro do fogo.

  • A Famosa questão denominada: "FODEU!!!"

  • Lembrando que COMBURENTE é o OXIGÊNIO.... cuidado pra não confundir oxigênio com combustível....

  • O  fogo é o resultado da combustão, que é uma reação química das mais elementares. O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários para iniciar uma combustão. Esses elementos são o combustível que fornece energia para a queima, comburente que é a substância que reage quimicamente com o combustível e calor que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente. Para que se processe esta reação, obrigatoriamente dois elementos devem estar presentes: combustível e comburente. O combustível é tudo que pode de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.). O Comburente é todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível possibilita a combustão (o oxigénio é o principal comburente). Além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão, que é a temperatura de ignição. Além do triângulo de fogo, existe o tetraedro de fogo que, além de incluir combustível, comburente e calor, também considera a reação em cadeia. Para o fogo se manter aceso é necessário que a chama forneça calor suficiente para continuar a queima do combustível

  • Minemonico:

    COCO CARECA

    COMBUSTIVEL, COMBURENTE, CALOR E REAÇÃO EM CADEIA