SóProvas


ID
1084096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao sistema operacional Windows e ao editor de texto Microsoft Word, julgue os itens que se seguem.

Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas.

Alternativas
Comentários
  • Correto. E não somente nesta versão. Na caixa de pesquisas do Localizar, é possível pedir a busca do termo em letras maiúsculas somente. É a opção Diferenciar.

  • Eu acredito que esta seria uma questão passível de anulação visto que gera ambiguidade.

    Há sim um recurso no Word para pesquisa especifica como por exemplo diferenciação de maiscula e minuscula, porém, se esta opção não for ativado a pesquisa será realizada considerando tanto letras maisculas quanto minusculas, assim a palavra "SOLDADO" seria encontrada mesmo se tivesse sido escrita como "soldado"

  • Também concordo que a questão poderia ter sido anulada. Afinal de contas essa pesquisa seria concluída tanto com letras maiúsculas quanto minúsculas.

  • Acho que a questão está errada, no momento em que ela afirma que a palavra SOLDADO apenas será localizado em letras maiúsculas. O emprego do apenas está errado, pois por padrão o localizar do word interpreta  como mesma palavra tanto em minúscula quanto em maiúscula logo se ela estivesse com letras minúsculas ela também seria localizada.

  • Fiz o teste e não foi exatamente o que aconteceu. Digitei as duas palavras "SOLDADO" e "soldado" e fiz a pesquisa pela palavra "soldado" e o Word me mostrou os dois resultados. Em seguida, fiz a busca pela palavra "SOLDADO" e também me mostrou os dois resultados. Ou seja, não diferenciou maiúsculas e minúsculas. Porém se há a opção de fazer a busca personalizada é outra coisa. Não foi isso que a questão abordou. O procedimento padrão não faz diferença de maiúsculas e minúsculas.

  • Caros, para quem ficou na dúvida sobre o gabarito, devemos observar que: 
    Quando a banca questiona se é possível pesquisar um termo, diferenciando letras maiúsculas de minúsculas, a resposta é SIM,ou seja, há a possibilidade de diferenciar maiúsculas de minúsculas, dentre as opções de localização do MS Word, como ,muitos colegas já explicaram.

    O Cespe sempre questiona se algo é possível, mas numa conotação que dá entendimento dúbio! #ficaratento


  • Como já foi citado por um colega, a questão gerou ambiguidade. Dá a entender, também, que é possível localizar o termo "SOLDADO" somente se este aparecer no texto em letras maiúsculas, quando não seria verdade.

    Para que suprimamos a ambiguidade, seria correto reescrevê-la da seguinte maneira:

    "Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, "É POSSÍVEL" localizar o termo SOLDADO, caso este apareça, no documento, apenas em letras maiúsculas."


  • Que viagem essa questão. Muito ambígua. Fui conferir conforme o Fernando falou. Realmente em localizar/mais opções temos:
    - diferenciar maiúsc/minúsc
    - localizar apenas palavras inteiras
    - usar caracteres curinga
    - Semelhantes (inglês)
    - todas as formas de palavra (inglês)
    - coincidir prefixo
    - coincidir sufixo
    - ignorar caracteres de pontuação

    GAB ERRADO.

  • Questão mal elaborada, com dupla interpretação. Maldito CESP !!!!!!!

  • A palavra "apenas" torna a questão errada. Não entendo como essa questão não foi anulada.

  • Não vejo ambiguidade alguma!

    É uma pergunta que testa seus conhecimentos no programa, portanto, se é padrão ou não estar desativada a pesquisa que diferencia caracteres maiúsculos dos minúsculos, não vem ao caso!

    A resposta é clara, SIM é POSSÍVEL localizar o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas.

  • vamos contratar um prof de português decente pra elaborar  essas  provas, Cespe sua sebosa, kkkk Gab C

  • Questão de informática e PORTUGUÊS.

    Localização do APENAS :

    FRASE 1 :Apenas o secretário deixou de comparecer à reunião.

    Só o secretário não compareceu.

    FRASE 2 : O secretário apenas deixou de comparecer à reunião.

    A única falha do secretário foi não comparecer.

    Logo, a questão está certa.

    Estaria errada se o APENAS estivesse no início da frase. 

  • O que eu entendi é que somente seria possível localizar a palavra referida se ela estivesse em caixa alta. Realmente é possível localizar palavras com formatação especial caso o usuário estabeleça os parâmetros (procurar só negritos, só itálicos, por exemplo), mas a maneira como o item foi escrita leva o candidato ao erro, pois a interpretação do comando da questão é ambíguo, tanto que o número de pessoas que errou foi bem mais alto numa questão que caso estivesse escrita de maneira mais objetiva certamente não causaria polêmica. Se eu tivesse feito essa prova teria entrado com recurso, muito embora provavelmente não fosse dar em nada. Isso é de certo modo triste, pq o sujeito estuda, gasta tempo e dinheiro, aí se depara com um item desse e muitas vezes por causa de uma questão errada se perde o objetivo de ser aprovado num concurso e joga todo o esforço, trabalho e investimento na lata do lixo.

  • Questão corretíssima!!!Nada de recurso, nem anulação. 

    A questão pergunta sobre a possibilidade de se pesquisar o termo "SOLDADO" de uma forma que a busca localize apenas o termo que estiver com todas as letras maiúsculas, excluindo os que contiver no documento com letras minúsculas.Isso é totalmente possível, assim como existe a possibilidade de se pesquisar determinada palavra e que seja localizada apenas as que contiver letras minúsculas. 

    Para isso é necessário marcar a opção: Diferenciar maiúsculas de minúsculas. Dessa forma, estando selecionada a opção, ao digitar "SOLDADO"(aparecerá somente as palavras com letras maiúsculas) e ao digitar "soldado" (aparecerá apenas as palavras com as letras minúsculas).

      

  • Questão polemica e desta vez discordo do mestre Nishimura, entendo que a questão está realmente errada.

    A interpretação da Profa Patrícia Quintão do Ponto dos Concursos, também diverge da banca.

    'A busca no Word 2013, aqui exemplificada, foi feita pela palavra SOLDADO e o aplicativo exibiu 3 resultados, sendo que a
    palavra escrita em maiúscula só aparecia uma vez no te
    xto'.

    Gabarito para a professora: item errado (Item considerado correto para o Cespe!).

  • Juro que não entendi esta questão. 

  • questão ridicula

  • Questão estupefadamente risível e polêmico. Inegável dizer como mestre Osho leciona. 

    De acordo com o PUB, as leis se aplicam a tais "ambiguaidade". É o mesmo que lançar Beigoma sozinho.

    Tal questão mal glosado, tem efeito na interpretação do WINDOWS ou mesmo o própio MS WORD, versão esse que mensiona afins.

  • É só pensar da seguinte forma:

    É possível eu localizar a palavra SOLDADO no texto se essa palavra estiver somente em letras maiúsculas ?

  • Julio Silva, c ta drogado vei?

  • julio silva tá cheio da erva

  • A questão tinha que ser anulada. Pois o cespe esta totalmente equivocada em dizer que a palavra SOLDADO só vai ser localizado se o mesmo estiver escrito em letras maiúsculas.
    Para que a questão esteja certa, tinha que constar que a localização tinha que ser feita na LOCALIZAÇÃO AVANÇADA e NÃO no modo simples de LOCALIZAÇÃO. Pois no modo AVANÇADO tem como restringir como será localizado a palavra, ai sim, desse modo, só vai aparecer o que a pessoa quer que apareça.

  • Como que não foi anulada?

  • Questão polêmica, destaca a palavra "SOLDADO" em maiúsculo, para assim atribuí-la ao enunciado da questão. Malícia dectada!

  • SEGUNDO O PROFESSOR NISHI:

    Correto. E não somente nesta versão. Na caixa de pesquisas do Localizar, é possível pedir a busca do termo em letras maiúsculas somente. É a opção Diferenciar.

  • tipo de questão que nem vale a pena perder tempo. Segue o jogo

  • povoo fala demais analisei e percebi que nao cabe recurso !!

    é possível localizar ) o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas.

    resposta : com certeza que pode localizar SOLDADO maiusculo . e só ler com calma a pergunta tbm errei porem analisei com calma e vi que não cabe recurso !

  • Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar apenas o termo SOLDADO se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas. (C)

    Se o termo "apenas" estiver se referindo a "o termo SOLDADO", a questão estará correta. O termo "apenas" será uma palavra denotativa com valor de exclusão nesse caso, não será um advérbio por não estar se referindo a verbo, adjetivo ou advérbio.

    Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO, apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas. (E)

    Se o termo "apenas" estiver se referindo à oração subordinada adverbial condicional "se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas", a questão estará errada. O termo "apenas" será um advérbio nesse caso por estar se referindo a uma oração.

    Não sei se a vírgula seria obrigatória nesse último caso.

  • AMBÍGUAAAAAA

  • Para quem está em dia com os estudos de Português, gabarito errado.

  • Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas. (CEBRASPE 2014)

    - O termo "apenas" dá a entender que o termo SOLDADO só será localizado se no documento estiver escrito em CAIXA ALTA. Porém, caso não façamos nenhuma configuração adicional serão localizadas também ocorrências em letra minúsculas ou qualquer combinação entre maiúsculas e minúsculas.

    - É possível fazer o tipo de busca em que somente retorne ocorrências do termo SOLDADO escrito em maiúsculas no documento. 

    > REVISÃO > LOCALIZAÇÃO AVANÇADA > DIFERENCIAR MAIÚSCULAS/MINÚSCULAS.

  • PUTZ......questão fodástica

  • é possivel + word = certo

  • Correto. E não somente nesta versão. Na caixa de pesquisas do Localizar, é possível pedir a busca do termo em letras maiúsculas somente. É a opção Diferenciar.

  • Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas.

    tanto como caixa alta como caixa baixa irá localizar dependendo da opção de busca então tanto quanto outro buscaria.

    Errado

  • ambiguidade da gota serena...

  • A palavra "apenas" deixa um pouco de dúvida, mas quando ele diz se "é possível", quer saber se existe a possibilidade de se achar no documento a palavra SOLDADO apenas em letras maiúsculas. Sendo assim, não cabe recurso! Pq tem a opção de escolher ser encontrado apenas letras maiúsculas.

  • Leiam com calma é mais imperterpretaçao e um pouco de "informática".

  • Errei, porém a questão não pede se a palavra SOLDADO será localizada apenas em letras maiusculas

    Ela pergunta se é possível localizar SOLDADO, caso ele esteja em letras maiúsculas, apenas

  • Essa foi de tirar o chapéu, parabéns Cesp cai igual um pato!

  • Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas.

    OBS: Podemos escolher outras formas de seleção de busca com minúscula ou maiúscula.

  • é brincadeira um negocio desses!

  • Mais uma para o caderno de erros.

  • -> Na caixa de pesquisas do Localizar, é possível pedir a busca do termo em letras maiúsculas somente. É a opção Diferenciar. Como também é possível não utilizar essa opção e dessa forma não serem diferenciadas as letras maiúsculas de minúsculas.

  • Não se trata de uma exceção, mas de uma POSSIBILIDADE.

    CORRETA!

  • tivesse pelo menos colocado cuspe, cespe vey????? kkkkkkkkkk

  • vai devagar, querida...

  • esse apenas fudeu tudo,

    tanto maiuscula como minuscula.

  • ESSA FOI PESADISSIMA, MAS SERVIU DE LIÇÃO.

  • Errei a questão por ter ambiguidade;

    Entraria com recurso. kkkkkk

    O word em sua ferramenta de localização (Ctrl+L) não diferencia de forma automática as letras maiúsculas das minusculas em uma busca no texto (SOLDADO ou soldado), mas pode ser configurado para tal procedimento.

    A questão tenta falar sobre a Exceção, porém transforma em uma limitação ao usar APENAS SE

    ERRADO:

    Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO apenas se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas.

    APENAS: somente, unicamente, exclusivamente. (LIMITAÇÃO)

    CERTO:

    Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO se este aparecer, no documento, escrito em letras maiúsculas apenas.

    Em um documento em edição no Microsoft Word 2013, é possível localizar o termo SOLDADO se este aparecer, no documento, apenas escrito em letras maiúsculas.

  • GUIA PAGINA INICIAL------------------------------------------ VA NA OPÇAO LOCALIZAR E SUBSTITUIR

    FAÇA O TESTE--------------------------------------------------- ESCREVA A PALAVRA "soldado", minuscula, e a palavra "SOLDADO"  maiúscula

    COLOQUE A OPÇAO LOCALIZAR COM PALAVRA  maiúscula e vai localizar apenas a palavra "SOLDADO"

  • Questão redonda. Requer muita atenção.

  • Piada essa questão haha

  • Eu sou palhaço pra vc cespe?

  • Em 07/01/22 às 11:50, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 12/10/21 às 18:31, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 13/07/21 às 18:42, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 06/07/21 às 00:20, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 03/07/21 às 01:04, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!