SóProvas


ID
1084216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65.

O trabalho escravo no Brasil foi utilizado nas lavouras e nas minas de metais preciosos. O restante do trabalho, como as atividades urbanas e os serviços nos lares, era feito por trabalhadores livres.

Alternativas
Comentários
  • Todo o trabalho no Brasil entre os séculos XVI e XIX , seja nas lavouras, minas ou afazeres domésticos era realizado por escravos. A mão-de-obra livre era muito rara nessa época.

  • O escravo era 1001 utilidades.

  • ERRADO

    Mesmo o trabalho escravo estando muito relacionado ao trabalhos em lavouras, ocorreu na época também a escravidão na mineração.

    "... trabalho escravo utilizado nas minas de ouro foi a forma de trabalho mais penosa e pesada exercida pelos negros africanos escravizados no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII"

    Os escravos eram divididos em razão de suas funções e habilidades.

    O processo de adaptação cultural também distinguia os negros em dois grupos:

    • a) boçal, que tinha menor valor e desconhecia a língua portuguesa e o trabalho na colônia, e o

    • b) ladino, que já conhecia o idioma e a rotina de trabalho.

    "Força e honra!"

  • Os escravos de ganho, no contexto do Brasil colonial e do Império, eram escravos obrigados pelos seus senhores a realizar algum tipo de trabalho nas ruas, levando para casa ao fim do dia uma soma de dinheiro previamente estipulada.

    Foi relativamente comum este tipo de escravo conseguir formar um pecúlio, que empregava na compra de sua liberdade, pagando ao senhor por sua alforria. Embora conhecida desde o século XVII nas áreas urbanas, na época do Império a prática foi mais controlada pelo estado, que concedia licença aos proprietários para o seu uso. As principais atividades a que se dedicavam eram as de carregadores, doceiras e pequenos consertos, embora alguns senhores induzissem as escravas à prostituição, o que era proibido por lei.

  • Os escravos faziam tudo e mais um pouco.

    PMAL 2021

  • Dei uma boa gargalhada com essa questão. kk
  • ERRADO!

    QUEM FAZIA ESSAS FUNÇÕES ERAM OS ESCRAVOS DE GANHO.

    BM-ES 2021

  • podemos nem pensar em trabalho livre !!