A questão está certa. A
industrialização brasileira, além do estímulo estatal a partir de Getúlio
Vargas, contou com a participação de capital estrangeiro e de empresas
estrangeiras. As multinacionais, quando decidem se instalar em determinado
país, querem as melhores condições possíveis, sendo que o fator localização é
fundamental. Nesse sentido, elas se instalaram, sobretudo, na região
economicamente mais dinâmica do Brasil – centro-sul. Isso colaborou para a
própria formação do território brasileiro, que concentrou ainda mais sua região
dinâmica. Atualmente, existe uma tendência de saída de empresas das grandes
cidades, pelo custo maior que essa localização implica. Ainda assim, essa
desconcentração é concentrada, pois o deslocamento geralmente se dá para
cidades menores da mesma região, e não para partes menos dinâmicas do
país.
A questão está certa. A industrialização brasileira, além do estímulo estatal a partir de Getúlio Vargas, contou com a participação de capital estrangeiro e de empresas estrangeiras. As multinacionais, quando decidem se instalar em determinado país, querem as melhores condições possíveis, sendo que o fator localização é fundamental. Nesse sentido, elas se instalaram, sobretudo, na região economicamente mais dinâmica do Brasil – centro-sul. Isso colaborou para a própria formação do território brasileiro, que concentrou ainda mais sua região dinâmica. Atualmente, existe uma tendência de saída de empresas das grandes cidades, pelo custo maior que essa localização implica. Ainda assim, essa desconcentração é concentrada, pois o deslocamento geralmente se dá para cidades menores da mesma região, e não para partes menos dinâmicas do país.
Complementando o Colega...
[...]
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
↳ A transição de um Brasil agrário para um país urbano foi uma consequência direta do processo de industrialização que tomou grande impulso na década de 30 do século passado, durante o governo de Getúlio Vargas.
[...]
HISTÓRIA
↳ O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
↳ Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
[...]
HOJE EM DIA
↳ Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.
- Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.
↳ O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
↳ Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.
[...]
QUESTÕES:
↳ A industrialização desenvolveu-se como forma de substituição das importações. CERTO ☑
R: O processo de substituição de importações foi o modelo industrial seguido pelo Brasil no século XX, baseado no aumento da produção interna e diminuição das importações.
- Iniciou-se no pós 1ª Guerra Mundial e intensificou no Governo de Vargas.
[...]
↳ O espaço geográfico urbano, nos centros industriais, caracterizou-se por uma nítida segregação socioespacial. CERTO ☑
R: Segregação socioespacial refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. Estes se concentram muitas vezes em aglomerados subnormais (Favelas)
- Ex: (RJ) Copacabana x Roçinha
[...]
Seguindo a diante...
↳ As empresas, em busca de competitividade, buscam localidades capazes de oferecer vantagens econômicas, como:
- Mão de obra mais barata;
- Mercado consumidor significativo; ou
- Menores custos de produção.
[...]
____________
Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.