SóProvas


ID
1084279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos problemas ambientais das grandes cidades, julgue os itens subsequentes.

O nível da qualidade de vida urbana, nos grandes centros, é inversamente proporcional às dificuldades de acesso ao local de trabalho, ao lazer, à moradia e à educação.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa. Embora os grandes centros urbanos sejam locais onde há mais oportunidades de trabalho, estudo, prestação de serviços, dentre outros aspectos, o acesso a tudo isso é dificultado pelo próprio tamanho das grandes cidades e pela frequente falta de infraestrutura. Dessa forma, é possível encontrar empregos que pagam mais do que em cidades menores, mas se gasta muito tempo para chegar ao trabalho e aos locais de lazer. Além disso, a alta demanda por moradia faz com que os preços sejam muito caros em relação a cidades menores. 





  • Quem explica...

  • Quanto menores as dificuldades de acesso, maior a qualidade de vida.

  • Sabemos que a dificuldade de acesso para chegar ao trabalho pode ser considerada. Porém, a qualidade de vida(como estabelecimentos e mais oportunidades), a moradia(o que mais vemos é a grande quantidade de casas e apartamentos sendo criados) e educação(a maior parte das escolas: particulares e públicas, se concentram nas zonas urbanas. 

  • GAB: CERTO

    O "x" da questão é a palavra inversamente proporcional.

    Entendi da seguinte maneira: A qualidade de vida nos grandes centros urbanos é um ponto positivo, mas quando chega em acesso ao local de trabalho, ao lazer, à moradia e à educação é totalmente negativo. INVERSAMENTE PROPORCIONAL

  • Autor: Melina Campos Lima, Profª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ, de Conhecimentos Gerais, Direito Internacional Público, Atualidades, Geografia, Direito Internacional Privado, Comércio Internacional (Exterior), Economia, História e Geografia de Estados e Municípios, História


    A questão está certa. Embora os grandes centros urbanos sejam locais onde há mais oportunidades de trabalho, estudo, prestação de serviços, dentre outros aspectos, o acesso a tudo isso é dificultado pelo próprio tamanho das grandes cidades e pela frequente falta de infraestrutura. Dessa forma, é possível encontrar empregos que pagam mais do que em cidades menores, mas se gasta muito tempo para chegar ao trabalho e aos locais de lazer. Além disso, a alta demanda por moradia faz com que os preços sejam muito caros em relação a cidades menores. 


  • Imaginem duas setas. uma pra cima e uma voltada para baixo.

    Qualidade de vida

    ------

    Dificuldade ao acesso.

    Eles são proporcionais, porém, inversos.

    Ou seja, quanto mais se deseja obter qualidade de vida, são encontrados mais obstáculos (financeiros, principalmente).

  • Entendi que quanto mais se tem qualidade de vida menor é a dificuldade ao acesso a lazer, trabalho, moradia e educação, sendo inversamente proporcionais, pois na medida em que um cresce o outro diminui.

  • errei por não saber ler.

  • é simples !! quem não pode morar no centro mora à margem !!

  • Duas grandezas são chamadas de inversamente proporcionais quando um aumento na medida de uma delas faz com que a medida da outra seja reduzida na mesma proporção.