SóProvas


ID
108508
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

I - Assegura-se através do Sistema Único de Saúde apenas o atendimento médico à criança e ao adolescente.

II - O atendimento da gestante e da mãe, assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente, pressupõe também a prevenção ou minoração das consequências do estado puerperal.

III - Dentro das possibilidades financeiras do Município, a criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.

IV - Quando recomendado pelas autoridades sanitárias a vacinação de crianças é obrigação dos pais ou responsáveis.

V - O nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso é uma obrigação a ser efetivada mediante políticas sociais públicas.

Alternativas
Comentários
  • Item I - ERRADO - A questão encontra-se errada em decorrência do "APENAS", pois nos termos dos art. 7º a 14 do ECA, são garantidos outros procedimentos pelo SUS, além do atendimento médico, que assegurem o direito à saúde da criança e do adolescente, bem como da gestante.

    Item II - CORRETO - Art. 8º, §4º do ECA 
    § 4o  Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

    Item III - ERRADO - Art.. 11, §1º  do ECA - o poder público deve garantir o atendimento especializado à criança e ao adolescente portadores de deficiência não havendo a ressalva quanto à possibilidade financeira do Município, que deve ofertar este atendimento.
     § 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.

    Item IV - CORRETO - art. 14, parágrafo único do ECA
    Parágrafo único. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

    Item V - CORRETO - Art. 7º do ECA
    Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

    RESPOSTA: alternativa "d"