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A Incorreto e B Correto - Pitágoras foi o primeiro filósofo a criar uma definição que quantificava o objetivo final do Direito: a Justiça. Ele definiu que um ato justo seria a chamada "justiça aritmética", na qual cada indivíduo deveria receber uma punição ou ganho quantitativamente igual ao ato cometido.
C - Incorreto - Tal argumento de Pitágoras foi refutado por Aristóteles, pois ele acreditava em uma justiça geométrica, na qual cada indivíduo receberia uma punição ou ganho qualitativamente, ou proporcionalmente, ao ato cometido; ou seja, ser desigual para com os desiguais a fim de que estes sejam igualados com o resto da sociedade.
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d) Incorreta, Segundo Anaximandro afirma, portanto, é que há uma justiça imanente ao próprio acontecer, no qual se realiza para cada caso a compensação das desigualdades. diké: Na mitologia grega, Diké (ou Dice; em grego Δίκη), é a filha de Zeus com Têmis, é a deusa grega dos julgamentos e da justiça (deusa correspondente, na mitologia romana, é a Iustitia), vingadora das violações da lei.
Anaximandro é considerado, pela tradição, um filósofo pré-socrático
que viveu no século VI antes de Cristo e foi discípulo do primeiro filósofo,
Tales de Mileto. De Tales não restou nenhum fragmento escrito, mas o
mesmo não ocorreu com seu sucessor, de cujo pensamento restou um único
fragmento de texto. Assim, esse fragmento de Anaximandro é o primeiro
texto escrito conhecido na história da filosofia, o que faz que a chamada
sentença de Anaximandro seja reconhecida como a mais antiga sentença
do pensamento ocidental. Nessa primeira frase escrita que foi transmitida
pela filosofia ocidental, encontra-se a palavra justiça (díke).1 Segundo
Peters “o primeiro uso da dike num contexto filosófico ocorre no único
fragmento de Anaximandro” (PETERS, 1974, p. 54).
Anaximandro (em grego: Ἀναξίμανδρος; 610 — 547 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofopré-Socrático; discípulo de Tales, seguiu a escola jônica1 . Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado "Sobre a Natureza"; contudo, essa obra se perdeu.
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E - Incorreto - Demócrito, considerado o último pré-socrático. Para ele,
Justiça quer dizer: fazer o que necessário. Injustiça que dizer: não fazer o que é necessário, esquivando-se.
Com Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômena e Leucipo de Abdera, Demócrito de Abdera (considerado o pai do atomismo grego) fez parte da Escola da Pluralidade, a Escola dos Atomistas, sucessora das Escolas Jônica (Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Êfeso), Itálica (Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento) e Eleata (Xenófanes de Cólofon, Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia e Melisso de Samos). A característica fundamental da Escola da Pluralidade era a admissibilidade de que a matéria era constituída por átomos e vácuo (uma espécie de não-ente). Demócrito (cerca de 460 a.C. – 370 a.C.), discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto, não deve ser considerado propriamente um filósofo pré-socrático, já que foi contemporâneo de Sócrates.
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A
importância da teoria matemática de Pitágoras é fundamental para alcançar a
resposta correta da assertiva. Os filósofos (jusfilósofos) que se inspiram em Pitágoras adotam proporção de
igualdade geométrica como critério norteador da justiça distributiva. “De
acordo com a doutrina de Pitágoras, a justiça era entendida como igualdade. Sua
teoria numérica revelou a tríade e a tetraktys como os símbolos da justiça, especialmente
esta última, representação da omónoia, harmonia dos contrários existentes entre
os lados do quadrado” (BITTAR, p. 97).
Pitágoras
foi o primeiro filósofo a definir quantitativamente o objetivo final do Direito
como sendo a Justiça. Para Pitágoras, um ato justo se enquadra na denominada
"justiça aritmética", na qual cada indivíduo receberia uma punição ou
um ganho quantitativamente igual ao ato cometido.
A
Escola Pitagórica também defendia conceitos variados, dentre os quais se
destacavam, a lealdade entre os membros e a distribuição comunitária dos bens
materiais e a obediência à hierarquia da Escola (MAFRA FILHO, 2014).
A
alternativa correta, portanto, é a “b”.
Fontes:
BITTAR,
Eduardo. C.B. A justiça em Aristóteles.
MAFRA FILHO, Francisco de Salles Almeida. Pitágoras e o Direito. 2014. Disponível em:<http://conteudojuridico.com.br/?colunas&colunista=36_Francisco_Filho&ver=180.Acesso
em: 02 dez. 2015.
PESSOA,
Flávia Moreira Guimarães. JUSTIÇA EM ARISTÓTELES. 2006. Disponível em:
<http://www.evocati.com.br/evocati/interna.wsp?
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essa questão é muito difícil ou eu que sou muito burra?