-
Malware é um nome abreviado para “software malicioso” Malware é qualquer tipo de software indesejado, instalado sem o seu devido consentimento. Vírus, worms e cavalos de troia são exemplos de software mal-intencionado que com frequência são agrupados e chamados, coletivamente, de malware.
Alternativa: C
Fonte: (http://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/malware-whatis.aspx)
-
Lembrando que o keylogger também captura informações, mas captura o que é digitado, acessado e não danifica a o sistema.
-
A questão refere-se sobre Malware pragas que danificam o sistema
No malware estão todos os tipos de pragas virtuais
-
Worm.
Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Virus
É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.
Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.
Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.
Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.
-
Questão ridícula
O examinador deu a definição de um tipo de vírus porém, não apareceu nas alternativas.
O spyware pode ser um malware lícito e legítimo quando instalado pelo usuário, o Keylogger não danifica sistemas mais sim coleta informações, e ambos podem ser instalados com o consentimento do usuário.
mpossível ele resumir todas essas informações de forma específica e definir como malware, no mínimo, seria necessário, ele começar a questão dizendo " Este tipo de programa indesejado, instalado com ou sem o consentimento do usuário, pode ter por objetivo: capturar informações de um computador de forma ilícita ou, ainda, danificar o sistema.
Enfim... Às vezes saber de+ faz mal!
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware responsável por capturar as informação digitadas pelo usuário.
- Incorreta – O malware “Keylogger” é um tipo de “spyware” que tem como função capturar as teclas digitadas pelo usuário. Esse tipo de malware, apesar de monitorar a atividade do usuário, não danificará a máquina.
- Incorreta – Phishing está relacionado ao ato de enganar um usuário com técnicas de engenharia social para obter dados particulares.
- Correta – Malwares são os códigos maliciosos criados por criminosos virtuais para prática ilegais, como sequestro de dados, monitoramento da atividade do usuário, danificar a máquina etc. Dentre os tipos mais comuns de malware, podem se destacar o vírus, trojan, keylogger, spyware etc.
- Incorreta – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.
Gabarito – Alternativa C.