-
Gabarito letra A
CPC26 - item7
Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:
(a)variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente (ver Pronunciamentos Técnicos CPC 27 – Ativo Imobilizado e CPC 04 – Ativo Intangível);
(b)ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos conforme item 93A do Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados;
(c)ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior (ver Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis);
(d)ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda (ver Pronunciamento Técnico CPC 38 – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração);
(e)parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa (ver Pronunciamento Técnico CPC38).
-
3.3 - Principais Fatos Reconhecidos como Resultados Abrangentes
Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na DRE como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:
variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente (ver Pronunciamentos Técnicos CPC 27 - Ativo Imobilizado e CPC 04 - Ativo Intangível);
e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos conforme item 93A do Pronunciamento Técnico CPC 33 - Benefícios a Empregados;
ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior (ver Pronunciamento Técnico CPC 02 -
Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de demonstrações contábeis);
ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda (ver Pronunciamento Técnico CPC 38 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração);
parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa (ver Pronunciamento Técnico CPC 38).
-
A) Correto.
São os ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior. Essas demonstrações contábeis no exterior são justamente onde a entidade mantém investimentos. É o mesmo que afirmar "os ganhos e perdas derivados de conversão (efeito cambial) sobre investimentos no exterior".
(d) ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.5 do CPC 48 - Instrumentos Financeiros; (Alterada pela Revisão CPC 12)
(da) ganhos e perdas em ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 4.1.2A do CPC 48; (Incluída pela Revisão CPC 12)
São os ganhos e perdas na remensuração de ATIVOS FINANCEIROS disponíveis para VENDA. Quando a questão fala em "reconhecimento do valor de mercado" é justamente o ajuste ao valor justo (remensuração) por meio de outros resultados abrangentes de instrumentos (investimentos) financeiros.
B) Errado. O erro é "mantido para negociação". Somente o ativo financeiro disponível para venda, quando há ajuste ao valor justo (remensuração pelo valor de mercado), é que vai ser classificado como Outros Resultados Abrangentes.
C) Errado. Ganhos com equivalência patrimonial sobre o resultado não é uma operação classificada como Outros Resultados Abrangentes.
D) Errado.
Se fosse "ganhos provenientes da alteração no valor justo de um ativo FINANCEIRO disponível para VENDA (e não propriedade mantida para ganhar rendimentos) estaria correta essa primeira parte da alternativa.
A segunda parte da alternativa estaria correta se fosse: "reconhecimento do valor de mercado dos instrumentos financeiros disponíveis para VENDA".
E) Errado.
Efeito cambial sobre DÍVIDAS no exterior NÃO é uma operação classificada como Outros Resultados Abrangentes. Estaria correto se fosse "efeito cambial sobre DEMONSTRAÇÕES (INVESTIMENTOS) no exterior".
Quanto à segunda parte da alternativa, se fosse "ganhos provenientes da alteração no valor justo de um ativo FINANCEIRO disponível para VENDA (e não propriedade mantida para ganhar rendimentos) estaria correta essa primeira parte da alternativa.