Alternativas
A expulsividade é necessária para permitir a remoção e reinserção da restauração indireta, sendo esta característica relacionada, essencialmente, à angulação das paredes de fundo da cavidade.
Assim como nas restaurações adesivas diretas é perfeitamente aceitável contar com margens com espessura e contorno irregulares nos preparos para restaurações indiretas, especialmente quando a peça protética for fixada através de cimentação adesiva.
Outra característica importante nos preparos para restaurações indiretas é a manutenção de ângulos internos vivos, os quais facilitam a dissipação mais eficaz de tensões que incidem no conjunto dente-restauração, e favorecem a obtenção de uma linha de cimentação adequada.
Quanto à retenção nos preparos para restaurações indiretas, o grau de expulsividade afeta diretamente sua capacidade retentiva. Entretanto, dependendo do tipo de agente cimentante utilizado, esta característica (retenção) pode não ser tão afetada, como no emprego de agentes cimentantes resinosos.