-
“A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente...”
Trecho de: Nestor Sampaio Penteado Filho.
-
Questão com o enunciado errado, o Certo seria; " é o método biológico e _________, como ciência empírica e ________ que é."
-
Alternativa B, a criminologia realiza um diagnóstico do crime, faz tipologia do criminoso seus antecedentes emocionais, suas motivações. Cria soluções para previnir o delito.
-
Concordo que a criminologia utiliza de método experimental mas a questão coloca experimental como ciência e não como método dai a confusão, pois a palavra experimental deveria vir na lacuna como método e não como ciência.
-
Para Garcia-Pablos de Molina, em seu Tratado de Criminologia, "pode-e definir a Criminologia (...) como a ciência empírica e interdisciplinar que tem por objeto o crime, o delinquente, a vítima e o controle social do comportamento delitivo; e que aporta uma informação válida, contrastada e confiável sobre a gênese, dinâmica e variáveis do crime - contemplado este como fenômeno individual e como problema social, comunitário -; assim como sobre sua prevenção eficaz, as formas e estratégias de reação ao mesmo e as técnicas de intervenção positiva sobre o infrator".
Disso decorre que para seu estudo são utilizados os métodos biológicos e sociológicos, uma vez que se trata de uma ciência de natureza empírica e experimental.
Resposta: B
-
Conceito de Criminologia: é uma ciência empírica e interdisciplinar de estudo, que se ocupa do estudo do crime, na pessoa do infrator (criminoso), da vítima e do controle social do comportamento delitivo e que trata de subministrar uma solução valida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este fator como problema individual e como problema social -, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo, além de técnicas de intervenção positiva do homem delinquente e nos diversos modelos ou resposta ao delito. Ocupa-se do crime enquanto fato. Assim, a criminologia é considerada como ciência, pois apresenta função, método e objeto próprio.
Forma de cooperação com o Direito Penal: pode auxiliar o legislador no estabelecimento de normas penais, pois é a ciência que cuida da causa (etiológica) do comportamento criminoso e de seus meios preventivos.
-
Além de se tratar de ciência interdisciplinar, um dos métodos utilizados pela criminologia é o sociológico.
Resposta: B