-
Empírica, a Criminologia vem de uma metamorfose! ao longo dos anos vem aprimorando algumas coisas.
-> Você que entende de COMPUTADOR, ou vc é uma CABELEIREIRA, ou se é PEDREIRO... se você nunca aprendeu na escola ou fez curso técnico, como você aprende? "Observando" e "empírico" (que na criminologia é experimentos e observação) Quantas memórias vc queimou até aprender? Quantos erros no cabelo dos outros vc fez até aprender? Quantos tijolos vc quebrou até aprender? Método empírico, testa-erra-aprender-acerta
LOGO você tem um conhecimento EMPÍRICO (assim como a criminologia, "ela" foi aprendendo ao longo dos anos quais seriam as melhores condutas)
INTERDISCIPLINAR - Se você tem medo de barata e eu não, o que difere? a psique! Devemos ir em um Psicólogo para ver o que acarreta tais transtornos. Na criminologia o Criminoso que mata por prazer e o que mata porque precisa comprar comida, devemos ir até a Sociologia para entender o porquê um "matou por matar" e o outro "matou para comer" A criminologia "pede" ajuda a diversos ramos, como biologia, sociologia, psicologia...
-
"Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objetivo de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas". Nestor Sampaio Penteado Filho. Manual Esquemático de Criminologia. 2010. pg. 19.
-
Alternativa C
Empirismo: Feita a análise e da observação chegamos a uma conclusão, que se dará por meio de uma indução
Interdisciplinar: Integração e cooperação entre as ciências.
-
Essa já tô careca de saber!Ráááá
-
Pela concepção clássica, a criminologia é uma ciência empírica de cunho interdisciplinar. É uma ciência que se ocupa das circunstâncias humanas e sociais relacionadas com o surgimento, a prática e a maneira de se evitar o crime, assim como do tratamento dos criminosos. Com efeito, é uma ciência empírica na medida em que decorre da observação dos fatos. Nada obstante, é uma ciência interdisciplinar, uma vez que estabelece diálogos com outras ciências e/ou disciplinas, dentre as quais a biologia, a psicologia, a sociologia, a criminalística dentre outras.
Resposta: C
-
Empirismo é o conhecimento obtido por meio da experiência. A criminologia é empírica e causal (busca entender as causas do delito)
Empirismo = Experiência
Abraço e bons estudos.
-
u“A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente...”
-
Excelente comentário Raphael Andrade !!
-
Vale as mesmas considerações feitas para a questão anterior e outras já trabalhadas nesta aula. Perceba que, após uma bateria de questões pela banca Vunesp, independentemente do ano de aplicação, você estará apto a acertar qualquer questão sobre os temas trabalhados nesta e em aulas seguintes. Daí a importância de um estudo personalizado como o presente.
Resposta: C
-
A Criminologia é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo “ciência empírica” remete a empirismo, que é a formação do conhecimento a partir da observação de fatos e de relações sociais.
GABARITO LETRA C
-
Esqueminha básico pra não esquecer os métodos que a Criminologia utiliza:
CrimINologia:
- INdução (indutiva)
- INterdisciplinariedade (interdisciplinar)
- INpírismo (empirismo/empírica)
-
GAB: C
Criminologia é uma Ciência: A, E, I
Autônoma: métodos e objetos de estudo próprios;
Empírica: baseada na experiência;
Interdisciplinar: implica relações com várias disciplinas e áreas de conhecimento.
Fonte: pdf estratégia