-
Sabe-se que nem todo delito praticado é tipificado ou investigado pela polícia judiciária, ou mesmo, denunciado, julgado e o seu autor condenado.
Nesse sentido, o termo cifra negra (zona obscura, "dark number" ou "ciffre noir") refere-se à porcentagem de crimes não solucionados ou punidos, à existência de um significativo número de infrações penais desconhecidas "oficialmente".
Isso traz por consequência uma espécie de eleição de ocorrências e de infratores. Osistema penal, assim, acaba por se "movimentar" apenas em determinados casos, deacordo com a classe social a que pertence o autor do crime.
Em se tratando especificamente da criminalidade das classes privilegiadas, surge a cifra dourada. Trata-se dos crimes denominados de "colarinho branco", tais como as infrações contra o meio ambiente, contra a ordem tributária, o sistema financeiro, entre outros, que se contrapõem aos considerados "crimes de rua" (furto, roubo, etc).
http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1039612/em-que-consistem-as-expressoes-cifra-negra-e-cifra-dourada-priscila-santos-rosa
só não encontrei nada na literatuta se referindo a um sub-tipo da cifra negra, caberia até um recurso.
-
"Como subtipo da cifra negra, convém mencionar a denominada cifra dourada, isto é, as infrações penais da elite, não reveladas ou apuradas, por exemplo, os crimes de sonegação fiscal, as falências fraudulentas, lavagem de dinheiro, os crimes eleitorais, etc." Nestor Sampaio Penteado Filho. Manual Esquemático de Criminologia. 2010. pg. 43-44.
Bons estudos.
-
São os crimes conhecidos como "Crimes de colarinho branco" ex. sonegação fiscal, cometidos por pessoas que possuem um poder econômico elevado. Alternativa B
-
Cifra Cinza:número de ocorrências registradas na Delegacia,em que o conflito se encerra na própria delegacia.
Cifra Amarela:arbitrariedade da Polícia contra o cidadão,abuso de autoridade,mas não chegam ao conhecimento da Corregedoria por medo de represálias.
-
Outros tipos de cifras São:
Cifra cinza- Crimes que não procedem por desistência da vítima= APPCR ( falta de representação);
Cifra amarela- Crimes de abuso de poder que não são denunciados;
Cifra dourada- Crimes praticados por criminosos diferenciados= " colarinho branco"= Conexão com a teoria consensual de Associação Diferencial.
Cifra Verde- Crimes ambientais cuja autoria não é identificada.
-
Discordo, Cifras de Ouro/ Cifras Douradas são aqueles crimes que conhecidos, julgados e condenados, crimes que a sociedade toma conhecimento, seja por meio de um boletim de ocorrência, inquérito, denúncia ou sentença- crimes que entram nas estatísticas.
-
Cifra dourada = crimes de colarinho branco -->Teoria da Associação diferencial, a qual afirma que o comportamento criminoso é aprendido, criado e desenvolvido, mas nunca herdado.
Cifra negra = Criminalidade desconhecida, não registrada, não elucidada e não punida.
-
Crimes do colarinho branco: a expressão "white collar crimes" é de autoria de Sutherland, que o define como um crime cometido por pessoas respeitáveis e com elevado status social, praticado no exercício da profissão, em regra, com violação de confiança – a doutrina chama essa criminalidade de “dourada”, por isso a expressão “cifras douradas” para designar os crimes do colarinho branco que não são descobertos pelas autoridades.
Cifra da criminalidade é o distanciamento progressivo (processo de atrição, é antônimo de “atração”) entre a criminalidade legal e a criminalidade real, acarretando prejuízo às estatísticas oficiais do Estado, relacionadas à criminalidade.
I. Cifras Negras:
Conjunto de crimes que não chega ao conhecimento do Estado para registro por questões subjetivas, como medo de represálias (sequestro e ameaças), vergonha (hipótese de um homem/mulher que é vítima de estupro) ou descredito com os órgãos de controle social formal (crimes de bagatela). As cifras negras são as que possuem a maior disparidade entre a criminalidade real e a criminalidade legal. Crimes como pirataria e aborto são os que apresentam maior índice de cifras negras.
II. Cifras Cinzas:
Conjunto de crimes que chega ao conhecimento da autoridade policial, entretanto, não prosperam na fase processual, haja vista a composição dos danos pelas partes ou a ausência de representação.
III. Cifras Amarelas:
Conjunto de crimes praticados por representantes do Estado com abuso de poder ou com arbitrariedade e violência policial, os quais não são noticiados aos órgãos fiscalizadores competentes.
IV. Cifras Douradas:
É uma construção da Teoria da Associação Diferencial, de Edwin Sutherland. É o conjunto de crimes praticados por criminosos diferenciados, denominados de criminosos do colarinho branco. São casos em que há materialidade do crime de sonegação fiscal, mas as autoridades não vislumbram a autoria delitiva desses crimes, gerando as cifras douradas.
V. Cifras Verdes:
Conjunto de crimes ambientais cuja autoria não é identificada, impossibilitando a responsabilização. É o comum, pois difícil que se apontem, na maioria dos casos, os autores de crimes ambientais. Exemplo disso é o crime ambiental de pichação, com altíssimos índices de cifras verdes, uma vez que dificilmente um pichador é preso em flagrante delito.
VI. Cifras rosas:
Relaciona-se aos crimes de homofobia.
VII. Cifras de rua:
São os crimes praticados pelas classes menos favorecidas da sociedade, como roubos, furtos.
-
As "cifras douradas" representam uma parcela de crimes que não são punidos tal como ocorre com os crimes abrangidos pelas "cifras negras". As "cifras douradas", no entanto, dizem respeito especificamente aos crimes praticados pela elite política e econômica de certa coletividade também chamados de crimes do "colarinho branco". Como exemplos de crimes do "colarinho branco" podemos mencionar os crimes de sonegação fiscal, contra o sistema financeiro, de lavagem de capitais, de evasão de divisas dentre outros.
Resposta: B
-
O fenômeno das cifras da criminalidade é definido como o processo de distanciamento progressivo entre o fato ocorrido e o fato registrado, desequilibrando as estatísticas criminais, através da distorção entre a criminalidade real e aparente. Uma de suas modalidades, as cifras douradas, consiste em crimes praticados por pessoas do alto escalão da sociedade que, através de um processo de aprendizagem, utilizam o próprio conhecimento profissional em crimes específicos que requerem habilidade e técnica.
-
Cifra Dourada representa a criminalidade praticada pela elite e os crimes de 'colarinho branco', definida como práticas antissociais impunes do poder político e econômico (a nível nacional e internacional), em prejuízo da coletividade e dos cidadãos e em proveito das oligarquias econômico-financeiras. Justamente por se tratar de casos cujo desfecho é a impunidade (quase sempre nem ao menos levado ao conhecimento das autoridades competentes), é considerada como um desdobramento (espécie) dos crimes de “Cifra Negra”. Resposta: B
-
Assertiva b
as infrações penais praticadas pela elite, não reveladas ou apuradas; trata-se de um subtipo da “cifra negra”, a exemplo do crime de sonegação fiscal
-
Aproveitando o comentário do LHBN, crimes de rua:
"Colarinho AZUL".
-
Cifras DOURADAS: praticados por pessoas de alto - escalão;
Há impunidade viabilizada pelo poder econômico ou pelo poder político;
Delitos contra adm.pública;
Ex: corrupção;
lavagem de dinheiro.
"colarinho branco";
**PS**(CURIOSIDADE) ➡ colarinho vermelho (conceituada pelo Russo Kolakowski) - quando o regime é socialista.
Logo, item C correto. ✔
-
Perguntado na prova Oral para investigador PC/SP:
Candidato: O que é o crime da cifra vermelha ?
Resposta correta: Excelência, entende-se por crime de cifra Vermelha os crimes que são contra a vida ( em especial homicídio). Estes sujeitos ativos tem a simples ideia de ganhar fama ou satisfazer alguma " necessidade" diante do seu eventual distúrbio.
Ademais, tais crimes estão ligados à seriais killers.