SóProvas


ID
109063
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Internet baseia-se no protocolo TCP/IP em que o endereço IP pode ser designado de maneira fixa ou variável. O responsável por designar endereços IP variáveis que possibilitam a navegação na Web é o servidor de

Alternativas
Comentários
  • c) DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.O HTTP é o protocolo usado para a transmissão de dados no sistema World-Wide Web. Cada vez que você aciona um link, seu browser realiza uma comunicação com um servidor da Web através deste protocolo.DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP.
  • DHCP: é o protocolo de Configuração dinâmica de host, oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços de IP de host, uma máscara de sub-rede e outros dados opcionais, como o default gatewway, servidores de DNS.
  • Achei a questão mal elaborada.

    O DHCP não é um protocolo da internet. Nem é necessário DHCP pra navegar na internet .

    O DNS pode designar endereços IP, que podem ser fixos ou variáveis, como resposta às queries DNS, no seu processo normal de resolução de nomes.
     

  • Resposta: c) DHCP.

    O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (Março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.

    Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

    - Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP
    - Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc.

    O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

     

  • A pergunta refere-se  quem é o responsável por designar endereços IP variáveis.
  • O Protocolo de Internet conhecido como IP, nas modalidades IPV4(32bits) e IPV6(128bits) podem ser:
    FIXO: Quando é configurado manualmente para isso (por seu administrador) ou;
    DINÂMICO: Quando recebe parâmetros automaticamente de um servidor apropriado, chamado servidor DHCP. Esse servidor é responsável por por distribuir endereços IP (dentro de uma margem de endereços previamente configurada) cada vez que um host (qualquer máquina ou computador conectado à rede) solicita.
    Em decimal um endereço de IP pode ser representado numa escala de 0 a 255 em cada grupo. O IPV4 possui 4 grupos e o IPV6 8 grupos, exemplo:
    IPV4 - 234.12.98.101
    IPV6 - 234.12.98.101.9.10.255.55
  • Letra C. A letra A é o protocolo de transferência de hipertexto. A letra B é a linguagem de marcação de hipertexto. A letra D é o serviço que traduz os endereços URL em número de IP, e vice-versa. E a letra E é um conjunto de comandos, quase uma linguagem de programação, para sites interativos e dinâmicos.
  • O protocolo DHCP sigla para Dynamic Host Configuration Protocol é responsável pela obtenção e configuração do IP de um computador em uma rede. Segundo o site Infowester o funcionamento do protocolo DHCP é o seguinte: “Quando um computador se conecta a uma rede, ele geralmente não sabe quem é o servidor DHCP e, então, envia uma solicitação à rede para que o servidor DHCP “veja” que uma máquina-cliente está querendo fazer parte da rede e, portanto, deverá receber os parâmetros necessários. O servidor DHCP responde informando os dados cabíveis, principalmente um número IP livre até então. Caso o cliente aceite, esse número ficará indisponível a outros computadores que se conectarem a rede, já que um endereço IP só pode ser utilizado por uma única máquina por vez.”

    Vejamos o significado das alternativas incorretas:

    - HTTP(Hypertext Transfer Protocol):   é um protocolo de comunicação utilizado no carregamento das páginas na internet.

    - HTML(HyperText Markup Language): é a linguagem padrão utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por qualquer navegador. Hoje com o aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos, outras linguagens foram implementadas, como é o caso do JAVA, PHP, XML, SHTML, AJAX, .net, etc. Contudo o HTML ainda é à base de muitas dessas tecnologias.

    - DNS(Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Num sistema livre o serviço é implementado pelo software BIND. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. Ou seja: Quando você digita um endereço em seu navegador, o servidor DNS identifica o IP do site procurado e encaminha o navegador a página procurada.

    - PHP(Hypertext Preprocessor): é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/


  • Dê pra Hesse Computador um iP.

    Letra C.

     

  • DHCP--> CONFIGURA O IP

    GABARITO LETRA C

  • DHCP (Protocolo de configuração de host dinâmico – camada 7 – OSI) Dynamic Host Configuration Protocol é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Portas (67/68).

  • O protocolo responsável por designar endereços IP variáveis em uma rede de computadores é o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). Não confundam com o DNS, que é responsável por mapear Endereço IP para URL e vice-versa.

  • Letra d. Pediu o protocolo que designa endereços IP variáveis que possibilitam a navegação na Web, DHCP.

  • O protocolo responsável por designar endereços IP variáveis em uma rede de computadores é o

    Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). Não confundam com o DNS, que é responsável por

    mapear Endereço IP para URL e vice-versa.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O protocolo responsável por designar endereços IP variáveis em uma rede de computadores é o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). Não confundam com o DNS, que é responsável por mapear Endereço IP para URL e vice-versa.

    Gabarito: Letra C