SóProvas


ID
109153
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As Companhias ou Sociedades Anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas. São classificadas como abertas quando

Alternativas
Comentários
  • Uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores ou no mercado de balcão. São considerados valores mobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures, partes beneficiárias e notas promissórias para distribuição pública.
  • Sempre é importante lembrar: a companhia é considerada aberta quando a negociação de ações É ADMITIDA, ou seja, basta que ela POSSA negociar

  • As Companhias abertas têm seus valores mobiliários negociados em bolsas de valores ou no mercado de balcão, sendo-lhe permitido captar recursos junto ao público investidor. As Companhias Fechadas têm grande liberdade para estabelecerem suas regras de funcionamento da forma que melhor atenda aos interesses de seus acionistas.
  • S.A Abertas  - Negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
                          - Divisão do capital entre muitos sócios.
                          - Cumprimento de vários normas do agente regulador (CVM e Bolsa de Valores).

    S.A Fechadas  - Negociação no balcão das empresas, sem garantia.
                              -Concentração do capital na mão de poucos acionistas.

    Obs: Uma empresa não pode manter ações no mercado de balcão e bolsa de valores de forma simultanea.

    Estas são as diferenças entre elas. Não esqueçam de avaliar, bons estudos a todos.
  • cuidado, a compania pode ser aberta e nao negociar. A questão cabe recurso.
  • Vcs podem explicar melhor isso...
    S.A  fechada NÃO pode negociar na Bolsa nem no Mercado de Balcão.
    Elas não têm registro na CVM, então não negociam em nenhuma.
  • Alternativa C
    As S/A podem ser de Capital Aberto ou de Capital Fechado.
    Capital Aberto: Para ser assim considerada a lei exige que esteja admitida à negociação em Bolsa ou Mercado de Balcão, devidamente registrados na CVM (Comissão de Valores de Mercados), ou seja, emite títulos e os vende ou na Bolsa ou no Mercado de Balcão.
    Capital Fechado: São as que não se enquadram nos requisitos das sociedades Abertas, São, normalmente sociedades pequenas, com um número de acionistas inferiores a 20, com patrimônio inferior ao estabelecido pela CVM para as S/A de capital aberto.

    http://www.coladaweb.com/administracao/sociedades-anonimas
  • Também chamadas de compahias abertas. São aquelas que têm seus papéis ( titulos de captação) negociados na Bolsa de Valores ou no mercado de Balcão ( mercado de balcão não é um espaço físico determinado, mas onde acontecem as compras e vendas de titulos fora da bolsa de valores.

    Nesse tipo de operação somente os participantes conhecem os termos do contrato, que podem ser completamente adequados às necessidades específicas de cada parte. As particularidades de cada contrato dificultam sua negociação posterior, sendo comum os participantes manterem essas posições em suas carteiras até o vencimento. Outro problema é a liquidez. O fato das negociações serem realizadas fora das bolsas torna mais difícil a revenda dos papeis.)

  • Art. 4º (Lei nº 6.404/1976): "Para os efeitos desta lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão. Conclusão: Não é necessário que os valores mobiliários sejam efetivamente negociados para ser considerada aberta, mas apenas admitidos.
    Parágrafo único. Somente os valores mobiliários de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser distribuídos no mercado e negociados em bolsa ou no mercado de balcão." 
    Caderno "Mercado de Balcão Organizado"* (com adaptações): "Antes de ter seus títulos negociados no mercado primário, a companhia deverá requerer o registro de companhia aberta junto à CVM e neste momento deverá especificar onde seus títulos serão negociados no mercado secundário: se em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado, registro que é específico para um dos dois mercados (o registro só pode ser alterado com um pedido de mudança junto à CVM), não podendo haver negociação simultânea de uma mesma ação de uma mesma companhia em bolsa de valores e em instituições administradoras do mercado de balcão organizado. As debêntures de emissão de companhias abertas podem ser negociadas simultaneamente em bolsa de valores e mercado de balcão organizado desde que cumpram os requisitos de ambos os mercados." Conclusão: a mesma empresa pode atuar em ambos os mercados, porém para suas ações deve optar por um: Balcão ou Bolsa. Já as debêntures admitem negociação em ambos os mercados, desde que cumpra as exigência de cada mercado.
    * Disponível em http://www.cvm.gov.br/port/protinv/caderno7.pdf 
  • Os bancos são, por definição legal, constituídos juridicamente como “Sociedades Anônimas”, ou seja, pessoas jurídicas cujo capital divide-se em ações de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade de seus acionistas ao preço pago ou subscrito.
     
    A lei que rege as Sociedades Anônimas é a Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976. É a lei de direito societário mais importante do país. 

    Toda empresa S.A. tem fins lucrativo e, não importando seu “objeto social”, é considerada como empresa mercantil.

    Seus atos constitutivos são registrados na Junta Comercial do Estado, aonde pertence à sede do banco.

    As empresas S.A. podem ter seu “Capital Aberto ou Fechado”.
     
    Se a empresa for de "Capital Aberto", ou seja, Companhia Aberta pela Lei das S.A., pode negociar suas ações (preferenciais e ordinárias) na Bolsa de Valores(BM&F Bovespa), passando, a partir daí, ser credenciadas e fiscalizadas pela CVM quanto às informações divulgadas em Balanços e fatos relevantes de sua vida empresarial.

    A idéia primordial da S.A. (e de criação da “CVM”) é a de tentar proteger, de todas as formas jurídicas, os acionistas minoritários, detentores em sua maioria de grande parte das ações preferenciais emitidas pelas das empresas, seja para aumento de capital ou venda de parte de seu capital social.

    Toda S.A. tem que ter seu Estatuto Social aprovado ou alterado pelas Assembléias Gerais, que são consideradas o poder maior da Cia. (existem os seguintes tipos de Assembléias: Geral, Ordinárias, Extraordinárias e Especiais).

    É obrigatório para a S.A. de Capital Aberto constituir um Conselho de Administração.
  • Muito boa questão, quase de graça .

  • Companhias Abertas: As companhias Abertas São aquelas cujo os valores mobiliários estão disponíveis á negociação no mercado ,cuja suas ações são negociadas na Bolsa de Valores ou no Mercado de Balcão.( E nenhuma distribuição pública de valores Mobiliários poderá ser feita sem o prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários CVM).

  • Resp.:  "C"

    Somente as companhias de capital aberto têm suas ações negociadas nas Bolsa de Valores ou no Mercado de Balcão, após registro destes e autorização da Comissão de Valores Mobiliários.
  • Gabarito certo. No entanto as sociedades de capital fechado atuam sim no mercado de balcao.


  • De Capital Aberto: Registrada na Comissão de Valores Mobiliários e, portanto, autorizada a distribuir valores mobiliários de sua emissão junto ao público.