a) discreto (gabarito) - Em muitas situações não ocorrem as condições de uniformidade das demandas e ciclo de atividades para a estimação dos lotes econômicos. Diversas necessidades da produção requerem quantidades variadas e em intervalos irregulares. Nessa condição não é necessário manter estoques durante os intervalos, desde que estes estejam disponíveis no momento da necessidade. As características dos estoques dependentes da programação de produção precisam de um outro modelo de análise denominado de cálculo do lote discreto. O objetivo é calcular a quantidade necessária em um determinado momento da produção. Para isso, foram criadas várias metodologias para o cálculo dos lotes discretos. Dentre estas, a determinação lote por lote, a quantidade de pedido periódico e as séries temporais (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.240):
- A determinação lote por lote não leva em conta o custo de emissão e colocação do pedido. A quantidade pedida é exatamente igual a necessidade de produção.
- A quantidade de pedido periódico baseia-se na lógica do lote econômico de compra. Calcula-se primeiramente o lote econômico de compra, divide-se em partes que serão consumidas ao longo do ano, definindo-se a frequência dos pedidos. Os pedidos são distribuídos ao longo de um período de maior conveniência, determinando as quantidades de cada período.
- As séries temporais levam em conta a necessidade em diversos períodos para estabelecer a frequência e a quantidade de compras. As necessidades são expressas em quantidades variadas ao longo do tempo. Busca-se apurar uma combinação de necessidades durante vários períodos que resulte no menor custo unitário.
- Uma outra metodologia acrescenta uma rotina especial de ajuste chamada “olhar para frente/ olhar para traz”. A vantagem é que a análise retrospectiva e a prospectiva a partir de um determinado pedido podem mostrar a necessidade de ajustes ou vantagens econômicas nos próximos pedidos (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.241).
c) Lote econômico de compra - O lote econômico de compra é determinado com base no equilíbrio entre o custo de manutenção do estoque e o custo para o processamento e colocação do pedido na fábrica (ressuprimento). Por outro lado, quanto menor a quantidade ressuprida, maior é a frequência de pedidos, onerando o custo do ressuprimento dos materiais. Sob esta lógica, quando o custo de manutenção for igual ao custo do processamento dos pedidos temos o lote mais econômico de compra (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.236).
d) Lote Econômico de Fabricação (LEF) - Este método visa determinar padrões de fabricação cíclicos e ótimos, calculados separadamente para cada item da fabricação onde a demanda é a determinante para o cálculo do tamanho do lote a ser produzido.
Fontes: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/17777/1/2016_IgorAmaralQueiroz_tcc.pdf / https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/548_548_548_305_A_Determinacao.pdf