SóProvas


ID
1093999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A evolução da eletrônica trouxe mudanças significativas nas fontes de alimentação. Hoje, eficientes sistemas de chaveamento de corrente são empregados na estabilização de tensão e no controle de potência entregue a cargas eletrônicas. A respeito dos reguladores de tensão chaveados e lineares, julgue os itens que se seguem.

Um regulador de tensão linear é basicamente um divisor de tensão por carga ativa. A carga ativa tem o papel de absorver variações da tensão da fonte, de modo que à carga na saída do regulador seja entregue uma tensão constante.

Alternativas
Comentários
  • Um regulador linear é um Circuito Integrado que tem agregado internamente um circuito ativo (como um transistor de junção bipolar, transistor de efeito de campo ou uma válvula termiônica) que opera em sua região linear mantendo uma tensão constante na saída, independentemente da tensão de entrada. 

    Regulador de Tensão é feito para agir como um resistor variável, com sua resistência interna que varia de acordo com a carga, tem-se um comparador que faz a leitura da tensão de entrada com a tensão de saída e regula segundo esse diferencial, ajustando continuamente uma rede divisora ​​de tensão para manter uma tensão de saída constante e continuamente dissipando a diferença entre a entrada e as tensões reguladas como calor residual, resultando em uma tensão de saída estabilizada.

    fonte: https://www.fvml.com.br/2019/04/reguladores-de-tensao-lineares-o-que.html