SóProvas


ID
1096195
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um homem de 23 anos foi levado ao pronto atendimento com fortes dores de cabeça, rigidez de nuca, vômitos frequentes e confusão mental. Foram solicitados vários exames, entre eles, cultura de líquor, que apresentou crescimento de colônias de Neisseria meningitidis. Qual dos meios de cultura a seguir propicia especificamente o crescimento de Neisseria gonorroeae e Neisseria meningitidis?

Alternativas
Comentários
  • Cultura:

    Os meningococos da Neisseria meningitidis crescem bem em base de Agar sangue e  agar-chocolate. Quando se trata de um produto poli microbiano, usa-se um meio seletivo para Neisseria, por exemplo, os meios de Thayer-Martin (quando o produto vem da nasofaringe), Martin-Lewis e New York City.

    No meio sólido as colônias apresentam-se de forma convexa, transparentes, não pigmentadas e, não hemolíticas e variam de 1 a 5 mm de diâmetro.

    Faz-se incubação a 37º durante 24-48 horas de crescimento porque a Neisseria é sensível a variações de temperatura, a partir do Agar Sangue ou a partir do Agar Chocolate a 35-37 ° C, com presença de CO2 a 5% (ou em um frasco-vela).

    Exame bacterioscópico:

    O exame bacterioscópico é realizado através das amostras do líquor (meningite) ou do sangue (meningococcemia) e corado por Gram.

    Provas Bioquímicas:

    A Neisseria meningitidis produz ácido a partir de oxidação da glicose e maltose, mas não a partir de sacarose ou lactose. Espécies de Neisseria produzir produtos finais de ácido a partir de uma via oxidativa em vez de ser através da fermentação. O ácido transforma o vermelho de fenol a partir de indicador de pH vermelho a amarelo.


    Fonte: https://sites.google.com/site/adamogama/home/microbiologia-clinica/neisseria-meningitidis