Cultura:
Os meningococos da Neisseria meningitidis crescem bem em base de Agar sangue e agar-chocolate. Quando se trata de um produto poli microbiano, usa-se um meio seletivo para Neisseria, por exemplo, os meios de Thayer-Martin (quando o produto vem da nasofaringe), Martin-Lewis e New York City.
No meio sólido as colônias apresentam-se de forma convexa, transparentes, não pigmentadas e, não hemolíticas e variam de 1 a 5 mm de diâmetro.
Faz-se incubação a 37º durante 24-48 horas de crescimento porque a Neisseria é sensível a variações de temperatura, a partir do Agar Sangue ou a partir do Agar Chocolate a 35-37 ° C, com presença de CO2 a 5% (ou em um frasco-vela).
Exame bacterioscópico:
O exame bacterioscópico é realizado através das amostras do líquor (meningite) ou do sangue (meningococcemia) e corado por Gram.
Provas Bioquímicas:
A Neisseria meningitidis produz ácido a partir de oxidação da glicose e maltose, mas não a partir de sacarose ou lactose. Espécies de Neisseria produzir produtos finais de ácido a partir de uma via oxidativa em vez de ser através da fermentação. O ácido transforma o vermelho de fenol a partir de indicador de pH vermelho a amarelo.
Fonte: https://sites.google.com/site/adamogama/home/microbiologia-clinica/neisseria-meningitidis