SóProvas


ID
1097620
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O acordo entre este país e o grupo de seis países conhecido como G5+1, que prevê a redução do programa nuclear em troca de alívio nas sanções econômicas, só foi assinado após meses de encontros secretos. [...].

A comunidade internacional também fica vetada de propor novas sanções relacionadas ao programa nuclear do país. Caso ele não cumpra com o acordo no período de seis meses, está sujeito a penalidades adicionais. O país, por sua vez, se comprometeu a desacelerar seu programa nuclear.

A notícia refere-se ao acordo entre potências políticas e.

Alternativas
Comentários
  • O grupo de seis países conhecido como G5+1 finalizou na madrugada deste domingo (24), após quatro dias de negociações, um acordo de seis meses com o Irã que prevê a redução do programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções econômicas à república islâmica.

    O G5+1, ou E3+3, faz referência às nações europeus França, Reino Unido, e Alemanha e aos países Estados Unidos, Rússia e China. Irã e o grupo negociam desde quarta-feira (20) em Genebra (Suiça) uma regra para garantir a natureza pacífica das atividades nucleares iranianas.

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/11/24/grupo-de-paises-chegam-a-acordo-com-ira-sobre-programa-nuclear-diz-diplomata-europeia.htm

  • O que é o G5+1?

    R: O G5+1 é formado pelos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França – mais a Alemanha.


  • A alternativa correta é a letra (A), uma vez que a questão trata do Irã. Esse país tem um programa nuclear que vem sendo questionado pela comunidade internacional, principalmente pelos países desenvolvidos ocidentais, há alguns anos. O Irã sempre alegou que seu programa tem finalidade exclusivamente energética, mas os países mais poderosos acreditam que a intenção iraniana é de construir armas nucleares. Sem conseguir chegar a um acordo, o Irã vinha sofrendo sanções econômicas impostas pelo Conselho de Segurança desde 2006, quando o país se recusou a suspender seu programa de enriquecimento de urânio. O acordo alcançado em janeiro de 2014 envolveu o Irã além de outros seis países – EUA, Rússia, China, Alemanha, França e Reino Unido. Pelo acordo, o Irã deixará de enriquecer urânio a 20%, dentre outras concessões.