SóProvas


ID
1097884
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a abordagem estrutural, o conflito

Alternativas
Comentários
  • Repare a maldade do examinador:

    a) surge quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes.

    *ERRADO, pois reagir cooperativamente para que haja a desativação do conflito é fazer uma ABORDAGEM DE PROCESSO.

    b) surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. 

    *CORRETO, pois na ABORDAGEM ESTRUTURAL de enfrentamento de conflitos, o gestor atua exatamente nas causas antecedentes do conflito que o ítem apontou. 

    c) é solucionado quando as partes trabalham juntas para resolver problemas e identificam soluções do tipo ganha-ganha

    * ERRADO, pois quando o ítem traz a ideia de "trabalhar junto" deduzimos que haverá colaboração/ solução integrativa para resolver o problema, ou seja, os indivíduos procuram chegar a uma solução comum. Isso gera uma solução de conflito do tipo GANHA-GANHA, onde as duas partes buscam o melhor para cada uma. O ítem refere-se a uma forma de solucionar o conflito e não à Abordagem de Enfrentamento, como pediu a questão. Mas, pelo fato de aperecer cooperativismo na questão, seria mais sensato associá-la a Abordagem de Processo. 

    d)é identificado quando são utilizados meios estruturais para influenciar a relação das pessoas, determinando previamente os procedimentos e conflitos. E surge quando da criação de terceiras partes para auxiliar na implementação de soluções do tipo ganha-ganha.          

    *ERRADO, pois as abordagens não determinam previamente os conflitos, eles aparecem naturalmente nas Organizações. 

    A segunda parte da questão não diz respeito às Abordagens, diz respeito às Soluções. E outras soluções de conflitos podem ser implementadas (ganha/ganha; perde/ganha; perde/perde), elas não dependem de terceiros para implementá-las.


  • Essa questão foi complexa!


    Em GESTÃO DE PESSOAS, devemos ter uma interpretação aguçada ao responder as questões. 

    O CONFLITO existe quando há uma situação marcada por interesses divergentes e, em primeiro momento, incompatíveis.


    Algumas CAUSAS ANTECEDENTES do conflito podem ser identificadas:

    *Ambiguidade de papeis

    *Objetivos Concorrentes/ Diferenciação dos Grupos

    *Recursos Compartilhados/ Escassez de Recursos

    *Interdependência de Atividades

    *Comunicação

    Essas são as causas que antecedem os conflitos, ou seja, são os motivos. 


    Segundo CHIAVENATO, existem 3 níveis de conflito:

    1. Latente- Percebido

    2. Experienciado- Velado

    3. Manifesto-  Aberto


    CHIAVENATO, também afirma que existem 3 ABORDAGENS DE ENFRENTAMENTO DE CONFLITOS:

    1. Estrutural --> O gestor atua sobre uma das 3 condições que predispõe ao conflito                                                

                              *reduz a diferenciação dos grupos 

                              *interfere nos recursos compartilhados

                               *reduz a interdependência

    2. Processo---> Há intervenção no episódio do conflito:

                               *desativação do conflito com reação cooperativa

                               *reunião de confrontamento entre as partes

                               *colaboração

    3. Mista ---> Quando administra os aspectos estruturais e, ao mesmo tempo, interfere no processo. O enfoque é:

                               *coordenar os esforços dos grupos potencialmente conflitantes em direção aos objetivos globais da organização.

                                 -definição de regras e regulamentos;

                                 -formação de grupos e equipes;

                                 -papeis de ligação/ integradores.


    No CONFLITO PERCEBIDO a abordagem é ESTRUTURAL

    No CONFLITO MANIFESTO a abordagem é de PROCESSO

    No CONFLITO EXPERIENCIADO a abordagem é MISTA


    FONTES:

    anotações de aulas;

    http://www.hneves.com.br/2011/12/11/gestao-de-conflitos-no-trabalho/

    http://amigonerd.net/humanas/administracao/administracao-de-conflitos-3


  • A resposta certa é cópia literal do livro Administração Geral e Pública, de Idalberto Chiavenato.

    Segundo o autor, o gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:

    1 - Abordagem estrutural: "baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito". (p. 210)

    2 - Abordagem de processo: "é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização". (p. 211)

    3 - Abordagem mista: "é a abordagem que procura administrar o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais. A solução inclui intervenções sobre a situação estrutural  e sobre o episódio conflitivo. A primeira maneira mista é influenciar o processo de conflito por meios estruturais, como a adoção de regras para resolução de conflitos". (p. 211)

  • Acabei de citar esses fatores da letra B em outra questão. Perfeito!!!

  • A Abordagem Estrutural - o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.

    A abordagem estrutural procura:

    1. Minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;

    2. Reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03


    Abordagem estrutural: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito. A abordagem estrutural procura minimizar as diferenças entre os grupos identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber seus próprios objetivos como incompatíveis. A ameaça externa e o inimigo comum são soluções utilizadas frequentemente para localizar um objetivo compartilhado. Outro mecanismo estrutural é a utilização dos sistemas de recompensas formais da organização. Utilizando um sistema de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, a organização cria um objetivo comum. Se o bolo de recursos a ser distribuído não é fixo, isso possibilita que um grupo ganhe recursos sem fazer com que o outro perca, tornando vantajoso para todos os grupos desempenharem bem e cooperarem entre si. A abordagem estrutural também procura reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. O pessoal de produção e de vendas pode ser colocado junto a uma equipe de produto, com a responsabilidade de produzir e vender determinado produto e ser recompensado com base no desempenho global, em vez de no desempenho individual. Além disso, rodando entre si, os indivíduos adquirem uma melhor compreensão de outras perspectivas, visualizando objetivos comuns existentes.

  • Abordagem estrutural: É normalmente utilizada quando o conflito ainda não está instalado e o administrador passa a atuar na modificação das condições que predispõem a percepção do surgimento do conflito, como: Redução da diferenciação entre grupos, Interferindo nos recursos compartilhados (limitados e escassos) e Reduzindo a interdependência entre atividades.

    (MOREIRA, 2019) p. 647

    g: B