SóProvas


ID
1098025
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na área de engenharia de software, há dois métodos de desenvolvimento de sistemas, chamados Catedral e Bazar. Essa descrição foi inicialmente lançada como um debate e crítica aos métodos de desenvolvimento de softwares livres e hoje é utilizada para descrever modelos de gestão de desenvolvimento em sentido amplo. Assinale a alternativa correta quanto aos dois métodos de desenvolvimento de software.

Alternativas
Comentários
  • O modelo Catedral, no qual o código fonte está disponível para cada release do software, mas o código desenvolvido entre dois releases é restrito a um exclusivo grupo de desenvolvedores. Os projetos Emacs e GCC são apresentados no ensaio como exemplos.

    O modelo Bazar, no qual o código é desenvolvido de forma totalmente aberta e pública, utilizando a Internet. Raymond credita Linus Torvalds, líder do projeto Linux, como o inventor deste modelo de desenvolvimento de software. Ele também fornece alguns relatos anedóticos da aplicação desse modelo ao projeto Fetchmail

  • Modelos de Gestão: Catedral e BAZAR

    Não existe uma formalização acadêmica sobre os modelos bazar e catedral. Esta foi apenas uma metáfora abordada por Eric S. Raymond em um artigo que ele escreveu analisando a estratégia de desenvolvimento de Linus Torvalds.

    Um dos focos importantes é que o modelo Catedral é o modelo tradicional, robusto de desenvolvimento de softwares, no qual entregas de valor são realizadas após longas iterações de desenvolvimento. Neste modelo, erros são complexos e profundos e são descobertos como uma surpresa infeliz pelo usuário, trazendo insatisfação pela inviabilização do uso do sistema.

    O modelo Catedral, no qual o código fonte está disponível para cada release do software, mas o código desenvolvido entre dois releases é restrito a um exclusivo grupo de desenvolvedores. Os projetos Emacs e GCC são apresentados no ensaio como exemplos.

    O modelo Bazar enfatiza o conceito "Libere cedo, libere freqüentemente", por meio do qual os erros se tornam triviais e de fácil manutenção, pelo fato de vários "testadores" estarem analisando o software em curtos períodos de tempo. Este modelo também se baseia no efeito Delphi, no qual sociologistas descobriram que a opinião média de uma massa de observadores especialistas (ou igualmente ignorantes) é um indicador mais seguro que o de um único observador escolhido aleatoriamente.

    O modelo Bazar, no qual o código é desenvolvido de forma totalmente aberta e pública, utilizando a Internet. Raymond credita Linus Torvalds, líder do projeto Linux, como o inventor deste modelo de desenvolvimento de software. Ele também fornece alguns relatos anedóticos da aplicação desse modelo ao projeto Fetchmail.

  • Qual o erro da D?