As atividades podem ser classificadas como:
Principais: são as que têm participação direta na criação do bem ou serviço. Costumam agrupar-se em logística, produção, vendas e serviços. Essas atividades principais são dividas em:
* Críticas: aquelas que são fundamentais para a integridade do processo ou seu resultado. Tornam essas atividades críticas, o tempo de início, a criticidade da matéria-prima, criticidade do equipamento, tempo de produção e tempo de término;
* Não-críticas: apesar de serem indispensáveis para os resultados do processo, podem ser realizadas dentro de parâmetros e condições mais flexíveis.
Secundárias: são as que não estão diretamente envolvidas com a produção. Existem para garantir todas as condições de operacionalidade necessárias às atividades principais com antecedência. Costumam dividir-se em infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade.
Transversais: são o conjunto de várias especialidades, executadas em uma única operação, com a finalidade de resolver problemas. Possuem caráter temporário ou provisório