-
Unidade de negócios é aquela que possui:
- estrutura hierárquica ou relação de poder
- definição de autoridade sobre processos AFINS
- responsabilidade sobre os resultados operacionais
- e que contribui para a realização da missão da empresa
Fonte: http://www.iem.unifei.edu.br/turrioni/3geracao.pdf
-
UEN - Unidade Estratégica de Negócio (strategic business unit)Definição:
Divisão das atividades de uma empresa, com operação independente, com resultado, estratégia e gestão distintos.
Referência: SERPRO
-
Unidades de Negocio A maioria das empresas atuam em negócios que podem envolver variados segmentos. Por vezes alguns segmentos são altamente lucrativos e outras vezes não. A administração da empresa como um todo, sem levar em conta os desempenhos individuais das unidades, não possibilita a avaliação do negócio em cada segmento daí a necessidade das empresas adotarem o gerenciamento por unidade de negocio. A segmentação visa o melhor gerenciamento dos negócios e pode se dar de várias formas. Cada empresa deve, levando em conta suas características próprias, buscar o melhor modelo divisional de gerenciamento. Por vezes a segmentação é mais ou menos clara visto que os negócios são específicos. É o caso do setor bancário que possui ramos bem distintos cada um com seus indicadores de desempenho específicos. Nos bancos podemos destacar algumas possibilidades de unidades de negócio tais como: · Cobrança; · Serviços à pessoa jurídica; · Serviços à pessoa física; · Avaliação de agência; · Seguros; · Administração de fundos de pensão; · Intermediação de negócios entre empresas, fusões e aquisições. · etc...). A avaliação divisional pode ocorrer por unidade geográfica, como em alguns hipermercados que por vezes consideram cada filial como uma unidade de negocio específica. Mesmo uma empresa tendo optado pela avaliação de negócios por tipo de produto ou de serviço, a avaliação de negócios por localização pode ser utilizada em paralelo. Exemplo: - Segmentação de empresa industrial em 3 unidades distintas: 1. A primeira dirigida ao mercado de consumo; 2. A segunda dirigida ao setor industrial; 3. A terceira especificamente para o setor de franquias. Cada uma das três unidades de negócio passa a ter uma avaliação específica, com apuração de resultados, investimentos, capital de giro, retorno sobre capital, EVA, e outros indicadores relevantes.
continua...
-
Algumas empresas que não adotavam uma avaliação divisional, ao fazê-lo optaram pela venda ou fechamento de uma ou mais unidades de negócio que se mostraram menos competitivas, ou ainda, pela expansão e maior foco sobre unidades com maior potencial. As revistas especializadas estão repletas de casos. O conceito de administração por unidade de negócio em seu sentido mais amplo trata a unidade como uma empresa específica, delegando ao gerente ou diretor da unidade autoridade e poder de decisão. Logo o modelo de gerenciamento divisional está associado diretamente à descentralização e delegação de autoridade. Por outro lado a delegação e descentralização requer um alto grau de normatização, sem o que a divisão correr serio riscos. Descentralizar sem normas e procedimentos muito bem definidos pode representar alto risco. As organizações mais bem sucedidas possuem normas e procedimentos bem definidos que delimitam os poderes delegados aos seus gestores. Na realidade não existe um sistema totalmente descentralizado, o que existe é a descentralização relativa sempre de acordo com normas preestabelecidas.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1617001-unidades-negocio/#ixzz1jo4Fi9b4
-
É só lembrar que departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais.
A Departamentalização tem suas origens na Teoria Clássica, corrente filosófica administrativa iniciada pelo teórico francês Henri Fayol, que pregava a ênfase na Estrutura Organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa. Era uma abordagem de conceito verticalizado que segue hierarquicamente da direção para a execução das tarefas. Sob abordagem econômica, entretanto, a divisão do trabalho apregoada por Adam Smith como fundamental para a geração de riquezas (resultados), constitui-se na génese dessa ideia.
Alternativa => E
-
Quer dizer, então, que as relações de poder são ilimitadas?
-
Então a questão NÃO é sobre cultura organizacional?!
-
E o que isso tem a ver com cultura mesmo? Não estaria voltado mais para qualidade?
-
QUE PORRA É ESSA?
-
o que essa questão tem a ver com cultura organizacional??????