SóProvas


ID
109936
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo que produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada trabalhador é denominado

Alternativas
Comentários
  • Finalidades do Treinamento :Transmissão de informações - aumentar o conhecimento das pessoas. Informações sobre a organização, seus produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos e seus clientes.Desenvolvimento de habilidades - melhorar as habilidades. Habilitar p/ a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas, ferramentas.Desenvolvimento de atitudes - mudança de atitudes negativas p/ atitudes favoráveis de conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos. (relacionamento interpessoal)Desenvolvimento de Conceitos - elevar o nível de raciocínio. Desenvolver ideias e conceitos p/ ajudar as pessoas a pensar em termos globais e amplos.
  • Essa questão não merecia um recurso ou ser anulada?

    Treinamento não deve mobilizar os CHA's, se fosse desenvolvimento, eu concordaria...

    Achei muito esquisita essa questão...

  • Treinamento jamais tem capacidade de alterar a ATITUDE
    de alguém, pois essa característica é intrínseca de cada
    pessoa independe de treinamento.

    TREINAMENTO pode até ter intenção de alterar a  ATITUDE
    mas se o individuo não desejar essa mudança, nada ocorrerá.

    Eita FCC.
    Alguém diz o contrário?
  • Galera, estado de mudança é diferente de afirmar que vai mudar, apeguem-se na interpretação.
  • Mapeamento de Competências

    O Mapeamento de Competências é a base de toda a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS.

    O mapeamento se dá pela descrição das competências laborais no trabalho. Para tanto, existem fudamentalmente duas metodologias complementares de descrição de competências no trabalho[5], a saber:

    A primeira se baseia nos recursos ou dimensões da competência, ou seja, os conhecimentos, habilidades e atitudes que se pressupõem sejam necessários para que o profissional possa apresentar determinado desempenho no trabalho.

    A segunda utiliza-se de pautas ou referenciais de desempenho, de forma que o profissional demonstraria deter uma dada competência por meio da adoção de certos comportamentos passíveis de observação no trabalho.

    Em geral, a adoção de um ou outro critério para descrição de competências ocorre em razão do uso que se pretende dar à descrição. Quando utilizadas em instrumentos de avaliação do desempenho no trabalho, por exemplo, as competências são descritas sob a forma de comportamentos passíveis de observação (referenciais de desempenho), para que o avaliador possa mensurar o desempenho do avaliado a partir dos comportamentos que este adota no trabalho. Quando utilizadas na formulação de ações de treinamento, por sua vez, então faz-se necessário descrever não apenas os comportamentos desejados (referenciais de desempenho), os quais constituirão os objetivos instrucionais do treinamento, mas também os conhecimentos, habilidades e atitudes correspondentes, os quais constituirão os conteúdos educacionais a serem ministrados. 

  • O treinamento e desenvolvimento estão voltados para o aprendizado,  conhecimento e para gerar novas habilidades e atitudes no coletivo organizacional. 
    Segundo Chiavenato (1999, p. 294) “o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor  às pessoas e à organização”. 

    Conforme Marras (2000, p. 145) “treinamento é um processo de assimilação  cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas”. Além disso, o treinamento pode ser usado como ferramenta para modificar  comportamentos das pessoas e ajudá-las a desenvolverem um pensamento mais amplo  do mercado. E também para gerar uma maior integração entre as áreas, onde não há  interação entre os colaboradores, como os “feudos”. 

    Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.

    A definição de competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui.[2] O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.

    A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.
  • GABARITO: D

    Questão duvidosa. O processo que leva à mudança dos CHA é, tipicamente, o processo de desenvolvimento individual, que está ligado à trajetória do indivíduo e às suas competências.

    Não havendo esta resposta entre as alternativas, o candidato poderia pensar tanto em “gestão por competência” quanto em “treinamento”.

    Gestão por competência é o processo que busca desenvolver as competências para alinhá-las à estratégia organizacional. Poderia, assim, por um entendimento mais amplo, ser considerado correto.

    Treinamento, por sua vez, está mais ligado à aprendizagem aplicada ao cargo. Alguns autores misturam bastante os conceitos de treinamento e desenvolvimento. Assim, poderia se considerar que o treinamento possibilita às pessoas a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para o cargo. Poderia-se dizer que esta alternativa seria “mais certa” (ou “menos errada”) do que a outra.

    Na verdade, esta questão merecia ser anulada, mas provavelmente a banca encontrou um autor que, em uma linha específica, diz exatamente o que está no comando da questão quando fala de treinamento.

    Assim, a Banca manteve o gabarito como alternativa D.

    Atenção: estudar administração geral e gestão de pessoas para concurso envolve ter este tipo de percepção!


    FONTE: Professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos
  • De acordo com Marras (2002, p. 145):

    Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho. O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) de cada trabalhador, uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um.

    Leia mais em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4I7GXVeNN-8J:www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas-na-reestruturacao-do-rh/61387/+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br#ixzz3SJCprYYG

  • Usou a definição de Marras